No próximo domingo (29), milhares de candidatos realizarão a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2024. Nesta edição, o processo seletivo selecionará mais de três mil novos estudantes para a instituição, considerada uma das melhores da América Latina.
Encontre bolsas de estudo para graduação

Leia mais:
+ Como é a segunda fase da Unicamp?
+ 7 dicas para arrasar na redação da Unicamp
“É importante destacar que essa é uma prova que cobra muitos temas atuais e de destaque na imprensa. Por exemplo, desastres ambientais, datas importantes na ciência, descobertas recentes, além de textos de autores famosos que tiveram algum destaque recentemente. Então, é uma prova bem atual e altamente contextualizada“, aponta Caê Lavor, gerente executivo de avaliações e conteúdo digital da SAS Plataforma de Educação.
A primeira parte da seleção é formada por 90 questões de múltipla escolha. A divisão das disciplinas cobradas é feita da seguinte forma:
- 13 questões de língua portuguesa e literatura;
- 13 questões de matemática;
- 9 questões de história;
- 9 questões de geografia;
- 9 questões de física;
- 9 questões de biologia;
- 9 questões de química;
- 7 questões de inglês;
- 12 questões interdisciplinares.
Curiosidade: você sabia que cada questão da Unicamp só possui quatro alternativas de resposta? “Como a prova só tem quatro alternativas, ela fica um pouco menos longa e cansativa para o aluno, porque ele acaba tendo menos alternativas para analisar, o que facilita o trabalho dele na prova também”, explica Caê.
Para ajudar os estudantes, o SAS Plataforma de Educação criou o Raio-X Unicamp, que descobriu quais foram as matérias mais cobradas na primeira fase da prova, entre as edições de 2009 e 2019.
Veja o ranking dos cinco assuntos que mais caíram no vestibular da Unicamp nos últimos anos em cada disciplina:
Português
Número de questões avaliadas: 170