ProfissõesAdministração: veja métodos e técnicas de gerenciamento de projetos
Por João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
Aquele que administra um negócio.
Carreira pode contar com instabilidade e remuneração variável.

O empresário é o profissional responsável por gerenciar uma empresa, liderando todas as atividades estratégicas que envolvem o negócio.
Ele está à frente da gestão financeira, planejamento, marketing, vendas, gestão de pessoas e inovação, buscando o crescimento sustentável e a maximização dos lucros.
Além disso, o empresário toma decisões relacionadas a investimentos, parcerias, contratações e estratégias comerciais, com foco na solidez financeira e no desenvolvimento a longo prazo da organização.
O profissional também está atento ao mercado, acompanhando tendências, concorrência e adaptando o negócio às mudanças e desafios do cenário econômico.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração
São características típicas de um empresário de sucesso:
O empresário é aquele que administra e gerencia uma empresa já estabelecida, com uma estrutura consolidada, e seu objetivo principal é garantir a gestão eficiente da operação.
Já o empreendedor é aquele que cria novos negócios ou inicia novos projetos com ideias inovadoras, muitas vezes dispostos a assumir riscos. Seu foco está em identificar oportunidades e desenvolver soluções novas.
Portanto, o empreendedor está mais ligado à fase inicial do processo de criação e desenvolvimento de um produto ou serviço, enquanto o empresário geralmente se ocupa com a gestão e o crescimento de algo já em funcionamento.
Em sua rotina, o empresário gerencia diferentes departamentos de uma empresa e toma decisões estratégicas que guiam o negócio em todas as fases de seu ciclo de vida.
Ele define os objetivos de longo prazo, estabelece a missão e visão da empresa e lidera a implementação de estratégias comerciais, operacionais e financeiras.
Também é de sua alçada a supervisão de serviços e o cuidado com o relacionamento construído com clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
Ele monitora, ainda, o desempenho do negócio por meio de indicadores financeiros e de mercado, ajustando as estratégias conforme necessário.
Além disso, o empresário está constantemente buscando inovação, seja no lançamento de novos produtos, expansão para novos mercados ou aprimoramento de processos internos, com o objetivo de manter a competitividade da empresa.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O empresário pode atuar em qualquer setor econômico, desde pequenas empresas familiares até grandes corporações multinacionais.
Ele pode abrir comércios, indústrias, startups ou prestadoras de serviços, dependendo do seu ramo de interesse e da sua área de expertise.
O empresário também pode trabalhar em consultorias ou atuar como investidor em novos negócios, além de se envolver com projetos sociais e iniciativas empresariais sustentáveis.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Não há uma formação acadêmica obrigatória para se tornar empresário, embora grande parte do empresariado conte com graduação em Administração, Economia, Engenharia, Marketing ou áreas relacionadas.
Independente do caminho optado, o profissional deve formalizar seu empreendimento por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ser proficiente em gestão de negócios, planejamento financeiro e estratégias de marketing.
Outra exigência é a experiência prática em gestão de equipes, processos financeiros e desenvolvimento de produtos, já muitos empresários começam a carreira em posições de entrada, adquirindo experiência antes de investir em grandes projetos empresariais.
Não existe uma faculdade específica para tornar-se um empresário de sucesso. A carreira empresarial envolve uma combinação de habilidades, conhecimentos e experiências que podem ser adquiridas por meio de trajetórias educacionais e profissionais variadas.
Muitos empresários bem-sucedidos possuem formação em áreas diversas, como Administração de Empresas, Economia, Marketing, Engenharia, Design, entre outras.
A escolha da faculdade depende dos interesses, aptidões e do tipo de negócio que o profissional pretende empreender.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 12/09/2024
Tudo o que você precisa saber sobre Anotação de Reuniões. Veja um exemplo, importância e diferenciais da ação na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 06/09/2024
Veja cálculos e ferramentas de profissionais da área da Administração e Ciências Contábeis. Confira os detalhes na Revista Quero.