Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Empresário: tudo sobre a profissão

Aquele que administra um negócio

Carreira pode contar com instabilidade e remuneração bastante variável

empresário

Sobre a profissão

Para a Legislação, é considerado empresário quem exerce profissionalmente uma atividade econômica (comerciais, industriais ou de serviços) com um mínimo de organização e de forma individual, produzindo ou fazendo circular bens ou serviços e gerando lucro. Exclui-se desse conceito, contudo, o profissional que exerce uma atividade intelectual (científica, literária ou artística) como profissão, como o médico, escritor e dentista. O empresário, nesse sentido, pode ser um comerciante, uma costureira, um encanador, um eletricista, entre outros profissionais que atuam individualmente de forma organizada, ou seja, que sejam a sua própria empresa.

Popularmente, empresário é a pessoa proprietária de uma empresa, que pode ser comercial, industrial ou de serviços. É o responsável por dirigir e administrar essa empresa, buscando a obtenção de lucro. O empresário é quem toma as principais decisões de sua empresa e é capaz de desempenhar diversas funções necessárias para o seu funcionamento. Para melhorar a eficiência do negócio, é comum o empresário contratar funcionários para exercerem algumas atividades que não estão relacionadas à tomada de decisões.

O dia a dia de trabalho de um empresário é tomado por um grande número de compromissos e atividades que englobam as mais diversas áreas de seu negócio, como reuniões, fechamentos de contratos e alinhamentos com seus funcionários. Ao longo da carreira, o profissional enfrenta bastante instabilidade, com cenários incertos, e apresenta remuneração variável, conforme o sucesso de sua empresa.

Um empresário pode abrir um negócio privado nas mais diversas áreas e segmentos, seja comercial, industrial ou de prestação de serviços. É comum que um empresário abra um pequeno comércio, um escritório, um consultório, uma startup e vá crescendo e se desenvolvendo com o tempo.

Por que ser um Empresário?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Empresário

    Como se tornar um Empresário?

    Para ser um empresário, é necessário realizar alguma atividade econômica que gere lucro e formalizar sua inscrição na junta comercial. Para abrir uma empresa e dispor dos direitos - e também deveres - de pessoa jurídica, o empresário deve abrir um CNPJ junto à prefeitura de sua cidade. É importante que, antes de abrir o seu negócio, o empresário tenha o mínimo de conhecimento sobre legislação empresarial, administração e contabilidade. Para isso, ele pode concluir cursos livres e profissionalizantes sobre Empreendedorismo, Gestão, Finanças e outros. Contudo, para que o empresário tenha mais conhecimentos teóricos e técnicos para empreender e administrar sua própria empresa com eficiência, é recomendado que conclua o ensino superior, principalmente nos cursos de Administração, Marketing, Direito, Engenharia e os relacionados à área de Negócios. Profissionais de todas as áreas e formados nas mais diversas profissões podem abrir sua própria empresa, tornando-se, então, empresários. O empresário deve estar sempre atualizado, por isso os cursos de especialização são bastante importantes.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.