Um Técnico do Ministério Público é um servidor público responsável por desempenhar atividades de apoio administrativo e técnico no âmbito do Ministério Público.
Suas funções podem variar conforme o estado ou a esfera em que atua (federal ou estadual), mas geralmente incluem:
Apoio administrativo:
Atividades técnicas:
Apoio às atividades-fim:
Tecnologia e sistemas:
Outras atividades administrativas ou operacionais:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Um Técnico do Ministério Público pode atuar em diversos setores dentro do órgão, tanto em unidades administrativas quanto nas áreas operacionais e jurídicas, dependendo da especialização ou demanda da instituição.
Suas atividades são voltadas para o apoio e suporte ao funcionamento do Ministério Público, podendo incluir diferentes tipos de ambientes.
Aqui estão os principais locais e áreas onde o Técnico pode atuar:
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um Técnico do Ministério Público, é necessário prestar concurso público, que é a principal forma de ingresso para o cargo. A seguir, estão os principais passos que envolvem esse processo:
Para ser elegível ao cargo de Técnico do Ministério Público, o candidato geralmente deve:
Os concursos para o cargo de Técnico do Ministério Público são organizados pelos próprios Ministérios Públicos, seja estadual ou federal. O candidato deve:
O próximo passo é realizar a inscrição para o concurso, geralmente online, através do site do Ministério Público ou da organizadora do concurso. Os pontos principais incluem:
O concurso para o cargo de Técnico do Ministério Público costuma envolver provas objetivas que avaliam conhecimentos gerais e específicos. O conteúdo programático pode variar dependendo do órgão e do concurso, mas geralmente inclui:
O concurso geralmente envolve provas objetivas, que podem ser divididas em:
Além disso, pode haver uma prova de títulos (para cargos com exigências de especialização ou experiência) ou uma avaliação de aptidão física (caso o cargo envolva algum tipo de atividade específica, como em concursos para cargos mais operacionais).
Após as provas, o Ministério Público divulgará o resultado, que incluirá:
Após ser aprovado, o candidato aprovado será chamado para:
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Direito
++ Veja todas as informações sobre o Concurso Nacional Unificado (Enem dos Concursos)
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.