Logo Quero Bolsa

Fisioterapia

Fisioterapia é a área da saúde que estuda e trata disfunções do movimento, utilizando técnicas terapêuticas para promover a reabilitação e melhorar a capacidade física e funcional dos pacientes.

Média salarial: R$ 3.069,04

Duração: em média, 5 anos

Bolsas: a partir de R$ 74,00

Ver bolsas de até 91%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre

O que é Fisioterapia?

Última atualização: 23/07/2025

Fisioterapia é a área da saúde que previne, diagnostica e trata disfunções do movimento humano, com o objetivo de restaurar a mobilidade e as funções musculoesqueléticas de pacientes.

Ela utiliza técnicas exercícios terapêuticos, eletroterapia, terapias manuais e reabilitação funcional para restituir a qualidade de vida e tratar lesões traumáticas, doenças neurológicas e disfunções respiratórias.

Os métodos de tratamento podem ser eficazes para pacientes com dores crônicas, limitações articulares ou em processo de reabilitação pós-cirúrgica.

Encontre bolsas de estudo para o curso de Fisioterapia

Fisioterapeuta aplicando técnicas manuais para a reabilitação de paciente, que está deitada sobre uma maca.

Para que serve a Fisioterapia?

A Fisioterapia tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do movimento e condições físicas que afetam a mobilidade e a qualidade de vida dos indivíduos.

Por meio de técnicas como exercícios terapêuticos, terapias manuais e equipamentos especializados, ela auxilia na reabilitação de pacientes com lesões, doenças musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias.

Quais são as áreas da Fisioterapia?

Atualmente, 16 especialidades da Fisioterapia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). As áreas incluem:

  • Fisioterapia Acupuntura: A área combina princípios da medicina tradicional chinesa com a fisioterapia. Utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor, melhorar funções corporais e promover o equilíbrio.
  • Fisioterapia Aquática: Essa modalidade aproveita a resistência e as propriedades terapêuticas da água para reabilitar e fortalecer músculos, melhorando a mobilidade e reduzindo dores.
  • Fisioterapia Cardiovascular: Especializada em prevenir e tratar doenças do coração e dos vasos sanguíneos, essa área foca em exercícios e terapias para melhorar a função cardíaca e a capacidade respiratória.
  • Fisioterapia Dermatofuncional: Voltada para a saúde da pele, a especialidade trata cicatrizes, queimaduras, edemas e condições estéticas.
  • Fisioterapia Esportiva: Destina-se a atletas e praticantes de atividades físicas, focando na prevenção e recuperação de lesões esportivas.
  • Fisioterapia em Gerontologia: É dedicada ao tratamento e prevenção de condições associadas ao envelhecimento, visando manter a autonomia e a qualidade de vida dos idosos.
  • Fisioterapia do Trabalho: Focada na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, essa especialidade visa melhorar as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores.
  • Fisioterapia Neurofuncional: Trata de pacientes com distúrbios neurológicos, como AVC, paralisia cerebral e esclerose múltipla, utilizando técnicas para melhorar a coordenação motora e a capacidade funcional.
  • Fisioterapia em Oncologia: Especializada no tratamento de pacientes com câncer, essa área busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.
  • Fisioterapia em Reumatologia: Trata doenças reumáticas, como artrite e fibromialgia, utilizando terapias para reduzir a dor, melhorar a mobilidade e a funcionalidade.
  • Fisioterapia Respiratória: Tem o objetivo de melhorar a função respiratória, trata condições como asma, bronquite e DPOC.
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Voltada para o tratamento de lesões musculoesqueléticas, como fraturas e entorses, utiliza técnicas para restaurar a mobilidade e aliviar a dor.
  • Fisioterapia em Osteopatia: Baseia-se em manipulações manuais do sistema músculo-esquelético para tratar diversas condições, visando restaurar o equilíbrio do corpo.
  • Fisioterapia em Quiropraxia: Utiliza técnicas de ajustes e manipulações da coluna vertebral e outras articulações para aliviar dores e melhorar a funcionalidade.
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher: Especializada no tratamento de condições específicas femininas, como gestação, pós-parto, incontinência urinária e doenças ginecológicas.
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atua em unidades de terapia intensiva, tratando pacientes críticos e acamados, visando a recuperação e manutenção das funções vitais e motoras.

Qual é a diferença entre Massoterapia e Fisioterapia?

Embora complementares, a Massoterapia e a Fisioterapia são áreas distintas da saúde.

A Massoterapia foca em técnicas de massagem para promover relaxamento, alívio de tensão muscular e bem-estar geral. Já a Fisioterapia é uma prática clínica voltada para a reabilitação física.

O campo trata condições musculoesqueléticas, neurológicas e cardiorrespiratórias, utilizando exercícios terapêuticos, mobilizações e equipamentos específicos.

Como é o curso de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia forma profissionais habilitados para avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar disfunções do movimento, lesões e problemas musculoesqueléticos.

Durante o programa, os alunos aprendem diferentes métodos terapêuticos, como exercícios, terapias manuais e eletroterapia, aplicados para reabilitar pacientes com limitações motoras e promover a qualidade de vida.

As disciplinas presentes durante o curso incluem módulos de anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia.

Além disso, aplicações da terapia manual são introduzidas, assim como exercícios terapêuticos, eletroterapia, termoterapia e crioterapia.

O conteúdo teórico é complementado por atividades práticas e estágios em hospitais, clínicas e ambulatórios, que estimulam o contato real e a aplicação dos conceitos aprendidos.

Após completar o percurso acadêmico, o fisioterapeuta está pronto para trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, academias, clubes esportivos e até mesmo em empresas, realizando atividades de prevenção de lesões e promoção da saúde.

O curso de Fisioterapia tem matemática?

Embora não seja um pilar da formação, a matemática está presenta no curso de Fisioterapia, especialmente em áreas como bioestatística e biomecânica.

A bioestatística é aplicada para a interpretação de dados e estudos clínicos, enquanto a biomecânica utiliza princípios da física e matemática para compreender o movimento humano.

Quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia tem duração média de cinco anos, que corresponde a 10 semestres.

Durante esse período, os alunos completam cerca de 4 mil horas de estudos, incluindo disciplinas teóricas e práticas, estágio obrigatório e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as melhores faculdades de Fisioterapia do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Fisioterapia do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) 5 Campinas-SP
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC PR) 5 Porto Alegre-RS
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 5 Marília-SP
Universidade de São Paulo - USP 5 São Paulo-SP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 5 Porto Alegre-RS
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - (UFTM). 5 Uberaba-MG
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 5 Santos-SP

Que tal estudar Fisioterapia? Confira bolsas de estudo para o curso de Fisioterapia em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Qual a grade curricular de Fisioterapia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Fisioterapia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Anatomia do Aparelho Locomotor
  • Anatomia Palpatória
  • Anatomia Sistêmica
Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Fisioterapia?

No curso de Fisioterapia, os estudantes aprendem a prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do movimento humano.

As disciplinas presentes na formação incluem módulos de anatomia, fisiologia e cinesiologia, que ensinam sobre o funcionamento de músculos, ossos, articulações e sistemas do corpo.

Os alunos também estudam áreas aplicadas, como fisioterapia ortopédica, neurológica, respiratória, cardiovascular e pediátrica, aprendendo técnicas específicas para tratar lesões musculoesqueléticas, doenças neurológicas, problemas respiratórios e cardiovasculares.

Além disso, o curso traz à tona discussões ligadas às ciências sociais, como psicologia, ética e políticas públicas de saúde, visando a formação de fisioterapeutas éticos e capazes de conciliar a realidade social com o tratamento de saúde.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação (MEC), o itinerário é composto por quatro núcleos distintos. São eles:

  • Ciências Biológicas e da Saúde: Aborda as bases moleculares e celulares dos processos patológicos, incluindo a estrutura e função dos tecidos, órgãos e sistemas.

  • Ciências Sociais e Humanas: Envolve o estudo do ser humano e suas relações sociais, culturais e psicológicas, considerando o processo saúde-doença.

  • Conhecimentos Biotecnológicos: Voltado para o entendimento e aplicação dos avanços tecnológicos na prática fisioterapêutica.

  • Conhecimentos Fisioterapêuticos: Compreende os conteúdos específicos da área, como cinesiologia, cinesioterapia, fisioterapia respiratória, ortopédica, neurológica, cardiovascular, e geriátrica. Também aborda a aplicação de técnicas manuais, exercícios terapêuticos e a utilização de recursos diagnósticos e preventivos.

Veja as últimas notícias na área da Fisioterapia

Projeto de lei cria cadastro nacional para monitorar casos de doenças raras

O Projeto de Lei 109/25 propõe a criação do Sistema Nacional de Monitoramento de Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a proposta, uma doença é considerada rara quando afeta menos de 65 a cada 100 mil pessoas.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto determina que os gestores do SUS serão responsáveis por manter e atualizar informações sobre casos de doenças raras, abrangendo pessoas que já nascem com alguma condição, que apresentam resultados positivos em exames logo após o nascimento ou que recebem diagnóstico em qualquer fase da vida.

O texto ressalta que o tratamento dessas informações deverá seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Além disso, estabelece que o registro prévio no sistema será necessário para acessar medicamentos de alto custo fornecidos pelo governo ou por planos de saúde, participar de programas sociais que exijam comprovação da doença rara e integrar pesquisas clínicas, permitindo o acesso a tratamentos inovadores.

As informações foram divulgadas inicialmente pela Agência Câmara de Notícias.

Veja também: A grade curricular da faculdade da Fisioterapia, no site da Quero Bolsa.

Qual é o valor da faculdade de Fisioterapia?

No Brasil, a faculdade de Fisioterapia possui mensalidade média de R$ 686,00, levando em consideração 254 instituições que disponibilizam o curso. O valor pode variar de acordo com a instituição de ensino, modalidade e região do país.

Estude Fisioterapia com até 90% de desconto

Procure o curso de Fisioterapia ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 74,00 entre as 1.518 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar:

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Fisioterapia

O que faz o profissional de Fisioterapia?

O fisioterapeuta é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do movimento e condições físicas que afetam a mobilidade e a qualidade de vida.

Ele intervém em contextos ortopédicos, neurológicos, cardiológicos, pediátricos, geriátricos, entre outras, aplicando técnicas terapêuticas específicas para cada necessidade.

Entre suas atividades estão a realização de avaliações físicas e a elaboração um plano de tratamento personalizado, que pode incluir exercícios terapêuticos, técnicas de reabilitação manual, eletroterapia, termoterapia, hidroterapia e outras intervenções.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um fisioterapeuta.

Como é o mercado de trabalho de Fisioterapia?

O fisioterapeuta pode trabalhar em clínicas e consultórios de fisioterapia, onde pode atuar de forma autônoma ou como parte de uma equipe multidisciplinar, oferecendo tratamentos personalizados.

Além disso, é requisitado em hospitais, especialmente em unidades de terapia intensiva (UTI), ambiente em que auxilia na reabilitação de pacientes internados.

Centros de reabilitação também requisitam a expertise do profissional, onde lida com vítimas de acidentes, doenças neurológicas ou pessoas que necessitam de readaptação funcional após cirurgias ou lesões.

Além disso, o fisioterapeuta pode atuar no contexto esportivo, oferecendo suporte a atletas e equipes esportivas, prevenindo lesões, realizando tratamentos e acompanhando o processo de reabilitação física.

Quanto ganha um profissional de Fisioterapia?

O salário médio de um Fisioterapeuta no Brasil é de R$ 3.069,04. Os estados onde a profissão de Fisioterapeuta têm os melhores salários são DF, SP e AM.

O Fisioterapeuta acupunturista ganha no Brasil, em média, R$ 7.509,39, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

O Fisioterapeuta do Trabalho ganha no Brasil, em média, R$ 7.436,30, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

O Fisioterapeuta quiropraxista ganha no Brasil, em média, R$ 6.283,03, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse salário, no entanto, pode apresentar variações dependendo da região do país, empresa contratante e tempo de experiência.

Quer saber o salário das demais especialidades?

Ver salários dessa profissão

Os mais buscados de Fisioterapia

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como ingressar na profissão de Fisioterapia?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia?

Para trabalhar como fisioterapeuta, é necessário concluir o curso de bacharelado em Fisioterapia, oferecido por instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Após a conclusão do programa, é obrigatório que o profissional se regularize junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), que permite o exercício legal da profissão no Brasil.

Outras competências necessárias incluem habilidades de comunicação, empatia, capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar e ética profissional.

Além disso, o fisioterapeuta deve ter aptidão para analisar e diagnosticar problemas de movimento e disfunções físicas, propor tratamentos adequados e acompanhar o progresso dos pacientes.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Fisioterapia?

As principais características do profissional de Fisioterapia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • Demonstrar perseverança e equilíbrio emocional;
  • Trabalhar em equipe;
  • Transmitir segurança;
  • Demonstrar criatividade e dinamismo;
  • Lidar com público;
  • Demonstrar habilidade de comunicação;
  • Contornar situações adversas;
  • Demonstrar habilidade manual;
  • Demonstrar capacidade motora fina;
  • Demonstrar capacidade de observação e percepção;
  • Demonstrar iniciativa.
Sino de ofertas

Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Nota de corte para Fisioterapia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Fisioterapia foram:

Balões de conversa

Está com dúvidas sobre Fisioterapia?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas.

Ver perguntas e respostas