Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta, 8h às 22h
Sábado, 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Profissional de Facilities

A missão do profissional de facilities é ser invisível, pois isso indica que tudo está em perfeito funcionamento na empresa

O que faz um profissional de facilities

O profissional de facilities é responsável por verificar e manter todas as condições da empresa em perfeitas condições. Ele irá estudar e avaliar a empresa para traçar um plano estratégico para oferecer um conjunto de serviços necessários para a otimização da rotina de trabalho, como limpeza, segurança, infraestrutura, tecnologia e outros. Enquanto as demais áreas da empresa mantêm seu foco no negócio em si, o profissional de facilities mantém o ar-condicionado na temperatura ideal, a limpeza em todos os ambientes, os elevadores funcionando corretamente, os serviços de segurança operando, a logística de produção e os computadores em ótimo estado de uso. É comum dizer que a missão do profissional de facilities é “ser invisível”, pois isso indica o perfeito funcionamento da empresa, uma vez que não estão sendo percebidos problemas nos serviços contratados.

Como se tornar um profissional de facilities

Para se tornar um profissional de facilities, não é exigido um diploma de curso de graduação específico. Entretanto, a formação de nível superior é essencial para esse profissional. Para essa profissão, que possui uma atuação multidisciplinar, destacam-se os cursos de Administração, Engenharia, Comunicação, Tecnologia da Informação, Arquitetura, entre outros, inclusive os tecnólogos, como os da área de Negócios. O profissional de facilities pode se especializar em determinadas áreas ou atuar de forma generalista, mas é fundamental manter-se atualizado, pois o setor permanece em constante inovação, principalmente com o avanço de novas tecnologias. Além da graduação, o profissional de facilities pode realizar curso de especialização na área, como um MBA em Gestão de Facilities. Saber outros idiomas, especialmente o inglês, é um grande diferencial para esse profissional.

Áreas de atuação

O profissional de facilities está em constante crescimento no Brasil. Pode atuar em empresas dos mais diversos segmentos, das quais se destacam as grandes corporações, instituições financeiras, condomínios, shoppings e hospitais. Normalmente, o profissional de facilities pode estar vinculado a uma empresa terceirizada, sendo o responsável por coordenar os serviços prestados à contratante. Contudo, a empresa pode preferir admitir seu próprio profissional de facilities. Outra possibilidade de atuação é como consultor independente.