O profissional de facilities é responsável por gerenciar serviços de operação básica de uma empresa ou instalação, como limpeza, manutenção predial, segurança, recepção, jardinagem e outros serviços gerais.
É ele quem supervisiona todas as operações, com o objetivo de manter o ambiente de trabalho funcional. Isso envolve o controle de contratos, o acompanhamento de manutenções prediais, a gestão de limpeza, vigilância e portaria, e o planejamento de reformas estruturais.
Ele é o elo entre o setor operacional e o estratégico da empresa, e suas atribuições são requisitadas por organizações de médio e grande porte, incluindo condomínios corporativos, hospitais, indústrias, universidades e instituições públicas.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Administração
A área de facilities, também conhecida como gestão de instalações, é a que administra todos os elementos físicos de um ambiente de trabalho, em especial, aqueles que se referem à operação do espaço.
Isso inclui serviços e infraestrutura, como gerenciamento de edifícios, manutenção predial, segurança, limpeza, controle de acesso, gestão de resíduos, gerenciamento de energia, instalações de TI, serviços de alimentação, entre outros.
O profissional de facilities trabalha para garantir que todas as operações e serviços relacionados às instalações físicas de uma organização funcionem adequadamente. Seu posto é estratégico e ele trabalha como a engrenagem por trás dos bastidores de uma empresa para manter o ambiente corporativo ou institucional em pleno funcionamento.
A rotina do profissional é marcada por atividades de planejamento e supervisão. Isso inclui o agendamento e a coordenação de serviços de manutenção, limpeza e segurança, bem como a comunicação com fornecedores e prestadores de serviços.
Além disso, o profissional de facilities é encarregado de realizar a gestão de contratos. Eles negociam acordos com fornecedores e contratam serviços externos, garantindo que todas as atividades relacionadas às instalações sejam executadas dentro dos prazos e do orçamento acordado.
Os profissionais de facilities assumem, ainda, a responsabilidade de lidar com questões relacionadas à segurança e conformidade, implementando e monitorando medidas de segurança, como sistemas de vigilância, controle de acesso e planos de emergência.
Em caso de projetos de expansão, o profissional também entra em cena, trabalhando em conjunto com arquitetos, engenheiros e outras partes interessadas para planejar e implementar mudanças estruturais, instalação de novos sistemas e equipamentos.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O profissional de facilities pode trabalhar em empresas de todos os setores, principalmente em organizações corporativas, instituições governamentais, estabelecimentos de saúde, instituições de ensino, instalações esportivas, complexos comerciais e qualquer outro local que possua infraestrutura física e necessite de gestão adequada.
Em empresas e corporações, os profissionais de facilities geralmente são contratados para gerenciar as operações diárias das instalações do escritório principal, bem como de filiais e unidades de negócios espalhadas em diferentes locais geográficos.
No setor governamental, os profissionais assumem um importante papel em órgãos públicos, ministérios, prefeituras e outros órgãos governamentais, sendo encarregados de garantir a manutenção e o bom funcionamento de edifícios governamentais, como sedes administrativas, instalações de saúde e escolas.
Já em instalações de saúde, como hospitais, clínicas e centros de saúde, os profissionais de facilities trabalham para garantir que os espaços atendam aos padrões de saúde e segurança e gerenciam a manutenção de equipamentos médicos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar profissional de facilities, não há um caminho consolidado. Ainda assim, é comum que os profissionais da área contem com formação em Administração, Engenharia, Logística ou Gestão de Facilities.
Além do diploma, as empresas valorizam o cumprimento de cursos de segurança do trabalho, manutenção predial, normas técnicas e sistemas integrados de gestão (como ISO 9001 e ISO 14001).
A experiência prática também é determinante, e muitos profissionais iniciam em cargos operacionais ou administrativos e evoluem com o tempo para a função de gestor de facilities.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.