logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de facilities: tudo sobre a profissão

Aquele que mantém condições ideias para o funcionamento de uma empresa. Área vem ganhando espaço nos últimos anos e encontra desafios como melhorar a qualidade de vida e produtividade de funcionários
profissional de facilities

Sobre a profissão

O profissional de facilities é responsável por verificar e manter a empresa em perfeitas condições. Ele irá estudar e avaliar a empresa para traçar um plano estratégico para oferecer um conjunto de serviços necessários para a otimização da rotina de trabalho, como limpeza, segurança, infraestrutura, tecnologia e outros. Enquanto as demais áreas da empresa mantêm seu foco no negócio em si, o profissional de facilities mantém o ar-condicionado na temperatura ideal, a limpeza em todos os ambientes, os elevadores funcionando corretamente, os serviços de segurança operando, a logística de produção e os computadores em ótimo estado de uso. É comum dizer que a missão do profissional de facilities é “ser invisível”, pois isso indica o perfeito funcionamento da empresa, uma vez que não estão sendo percebidos problemas nos serviços contratados.

O profissional de facilities atua cuidando das operações de dia a dia de uma empresa. Trata-se de uma figura que vem ganhando espaço dentro do ambiente de trabalho e tem atividades voltadas basicamente para questões como infraestrutura, segurança, limpeza e tecnologias de telecomunicações. Entre os grandes desafios da carreira, o profissional de facilities encara a tarefa de melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários dentro de uma empresa.

O profissional de facilities está em constante crescimento no Brasil. Pode atuar em empresas dos mais diversos segmentos, das quais se destacam as grandes corporações, instituições financeiras, condomínios, shoppings e hospitais. Normalmente, o profissional de facilities pode estar vinculado a uma empresa terceirizada, sendo o responsável por coordenar os serviços prestados à contratante. Contudo, a empresa pode preferir admitir seu próprio profissional de facilities. Outra possibilidade de atuação é como consultor independente.

Por que ser um Profissional de facilities?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de facilities

    Como se tornar um Profissional de facilities?

    Para se tornar um profissional de facilities, não é exigido um diploma de curso de graduação específico. Entretanto, a formação de nível superior é essencial para esse profissional. Para essa profissão, que possui uma atuação multidisciplinar, destacam-se os cursos de Administração, Engenharia, Comunicação, Tecnologia da Informação, Arquitetura, entre outros, inclusive os tecnólogos, como os da área de Negócios. O profissional de facilities pode se especializar em determinadas áreas ou atuar de forma generalista, mas é fundamental manter-se atualizado, pois o setor permanece em constante inovação, principalmente com o avanço de novas tecnologias. Além da graduação, o profissional de facilities pode realizar curso de especialização na área, como um MBA em Gestão de Facilities. Saber outros idiomas, especialmente o inglês, é um grande diferencial para esse profissional.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Profissional de Facilities e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Administração, por exemplo, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.