ProfissõesUnesp 2024: veja quais são os cursos mais disputados do vestibular
Por Isabella Baliana em 15/11/2023
Saiba qual é a relação candidato/vaga de cada curso da Unesp e veja quais são os cursos mais concorridos da instituição em 2024
O Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica atua no apoio a estudos científicos na área da saúde.
Realiza coletas, análises laboratoriais, prepara amostras, opera equipamentos e registra dados, contribuindo para o desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos e vacinas.

Um Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica atua no apoio a estudos científicos que envolvem a saúde humana, animal ou ambiental, especialmente nas áreas da biomedicina, biotecnologia, e ciências da vida.
Seu trabalho é essencial para o desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas, diagnósticos e tratamentos.
O cargo de Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica é uma das profissões que serão contempladas no CNU 2025. Veja mais informações sobre o concurso aqui!
Um Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica atua principalmente nos bastidores de estudos científicos, colaborando com pesquisadores e cientistas em diferentes fases das investigações. Seu papel é prático e técnico, essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados obtidos em laboratórios e centros de pesquisa.
O técnico realiza a coleta e o preparo de materiais biológicos, como sangue, tecidos, fluidos corporais ou culturas celulares, garantindo que estejam prontos para análise ou experimentação.
Segue protocolos rígidos para conduzir testes, análises e experimentos em áreas como microbiologia, genética, imunologia e farmacologia. Pode trabalhar com microscopia, testes moleculares (como PCR), eletroforese e cultivo de células.
Registra cuidadosamente os resultados obtidos, organiza planilhas, prepara relatórios e colabora com os pesquisadores na análise dos dados gerados.
Zela pelo bom funcionamento dos aparelhos laboratoriais — calibra, limpa e faz manutenções básicas em equipamentos como centrífugas, espectrofotômetros e incubadoras.
Segue protocolos rigorosos de segurança para evitar contaminações e garantir a integridade dos experimentos e da equipe.
Pode atuar em pesquisas que envolvem testes com voluntários, animais ou culturas celulares, contribuindo com a organização, acompanhamento e documentação dos procedimentos.
Trabalha em conjunto com biomédicos, biólogos, farmacêuticos, médicos e outros técnicos, sendo peça-chave para o andamento dos projetos de pesquisa.
O Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica pode atuar em diversos ambientes relacionados à saúde, ciência e tecnologia, sempre integrado a equipes multidisciplinares em projetos de pesquisa. Abaixo estão os principais locais onde esse profissional pode trabalhar:
Não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar na sua escolha profissional.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar um Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica, é necessário ter formação técnica ou superior em áreas relacionadas à saúde, ciências biológicas ou biomédicas, além de desenvolver habilidades práticas de laboratório e interesse por pesquisa científica.
Veja os passos mais comuns para ingressar nessa carreira:
1. Concluir o Ensino Médio
Esse é o requisito básico para ingressar em cursos técnicos ou superiores na área.
2. Fazer um curso técnico ou tecnólogo relacionado
Embora não exista um curso técnico chamado exatamente “Pesquisa e Investigação Biomédica”, várias formações oferecem preparo para essa função, como:
Esses cursos capacitam o aluno para trabalhar com procedimentos laboratoriais, coleta e análise de amostras, cultivo celular, biossegurança e apoio a pesquisas científicas.
3. Desenvolver experiência em laboratório
Durante ou após o curso, é fundamental buscar estágios ou oportunidades em:
4. Aprender sobre metodologia científica
Ter noções de estatística, redação científica, organização de dados e leitura de artigos acadêmicos é essencial. Muitos técnicos atuam diretamente na execução e no registro de experimentos.
5. Seguir formações complementares
Cursos livres e especializações técnicas em áreas como:
6. Manter-se atualizado
A pesquisa biomédica é uma área em constante evolução. Acompanhar publicações científicas, participar de congressos e fazer cursos de atualização pode ser um diferencial competitivo.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Isabella Baliana em 15/11/2023
Saiba qual é a relação candidato/vaga de cada curso da Unesp e veja quais são os cursos mais concorridos da instituição em 2024
ProfissõesPor Leonardo Messias em 23/05/2023
Se você é o tipo de pessoa introspectiva que não se dá bem trabalhando em equipe, confira, a seguir, 4 profissões para quem gosta de trabalhar sozinho.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 18/05/2023
Quer trabalhar como perito criminal? Confira 5 boas opções de cursos de graduação na lista feita pela Revista Quero!