O profissional está apto ao planejamento financeiro por meio da organização, captação e aplicação de recursos. Para a empresa, o Tecnólogo em Gestão Financeira possui habilitação para gerenciamento dos serviços administrativos, operações financeiras e o levantamento de riscos econômicos em seu setor de atuação.
Este profissional poderá atuar no acompanhamento dos resultados financeiros das empresas: gastos, lucro, investimentos, contas a pagar e a receber, folha de pagamentos Além disso, o tecnólogo em Gestão Financeira poderá atuar como assistente, analista, assessor ou consultor financeiro.
Se você quiser se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Financeira, não deixe de conferir as oportunidades disponibilizadas no site da Quero Bolsa.
De acordo com a página do curso, este profissional também poderá atuar na coordenação dos recursos humanos, administração de recursos materiais e serviços terceirizados de sua área. O tecnólogo em Gestão Financeira está apto ao planejamento e controle dos recursos e as atividades de uma organização.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um tecnólogo em gestão financeira.
O profissional de Gestão Financeira possui um campo vasto para atuação. Existe a possibilidade de desempenhar funções em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as empresas de intermediação financeira. Além disso, o tecnólogo em Gestão Financeira poderá desempenhar serviços de consultoria individual. Geralmente, este cenário de atuação consiste em um público que deseja investir - e obter rendimentos - com o dinheiro acumulado durante os anos de atividade profissional.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um Tecnólogo em Gestão Financeira, o estudante deverá concluir o curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, obter o Registro no Conselho Regional de Administração (CRA) da sua Unidade Federativa (UF).
Sobre o registro profissional, o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração (CRA) são os conselhos profissionais de classe para graduados em Administração ou tecnólogos em áreas administrativas - por exemplo, o Tecnólogo em Gestão Financeira. O CRA, entidade regional, abrange ações de consultas, orientações e fiscalização do exercício da profissão de Tecnólogo em Gestão Financeira. Por fim, o CRA também poderá expedir as carteiras profissionais.
Normalmente, o curso de Gestão Financeira possui duração média de 2 anos (quatro semestres). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Financeira é caracterizado com um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios.
As aulas de Análise das Demonstrações Financeiras, Economia e Mercado e Matemática Financeira são algumas das disciplinas que o aluno de Gestão Financeira poderá encontrar em sua trajetória acadêmica. Por fim, confira outras possibilidades de disciplinas da grade curricular de Gestão Financeira, de acordo com a página da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.