Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Trader: tudo sobre a profissão

Aquele que atua na Bolsa de Valores com operações de curto prazo

Profissional atua principalmente com oscilações nos valores dos ativos, comprando e vendendo ações

trader

Sobre a profissão

O trader é, simplificadamente, um investidor do mercado financeiro. Seu trabalho consiste em aproveitar-se da volatilidade desse mercado (ou seja, a frequência e intensidade das oscilações nos valores) para conseguir lucro. Esses valores são referentes aos ativos, que são bens ou investimentos quaisquer na Bolsa.


Esse profissional ajuda a manter a liquidez do mercado, que é a capacidade de transformar esses ativos em dinheiro. Quanto melhor a liquidez, melhor o potencial de conversão de um ativo em dinheiro, sem perda mais significativa do valor. É por isso que o trader é fundamental para o bom funcionamento do mercado financeiro.

Basicamente, ele busca ganhos financeiros realizando a compra e a venda de ações ou outros ativos negociados em Bolsa. No geral, seu foco são as operações menores, de curto prazo, que podem inclusive ocorrer no dia a dia, ou até durar algumas semanas.


No dia a dia, o trader em geral fica atento às oscilações do mercado para tomar decisões rápidas, com base principalmente em dinamicidade. Esse profissional deve ter um bom conhecimento do mercado para observá-lo com atenção, e estimar quando determinada ação alcançará um novo valor para comprá-la e então vendê-la a um preço maior.


As médias salariais de um trader podem variar muito e dependem de como ele desempenha suas funções: autonomamente, trabalhando sozinho por conta própria, ou como funcionário de uma empresa. No primeiro caso, de acordo com o portal InfoMoney, um trader que tenha um perfil mais moderado pode ter uma rentabilidade de cerca de 2% ao mês, enquanto um profissional que corra mais riscos pode ter rentabilidade de até 10% no mesmo período. Já um trader que atue como funcionário de uma empresa, de acordo com pesquisa do portal Vagas.com, tem média salarial de R$ 5.108,00.

O trader pode trabalhar como autônomo, usando o próprio capital e atuando apenas para si mesmo. Também pode trabalhar como trader institucional, que é funcionário de bancos, instituições financeiras de vários tipos, corretoras, entre outros - e, no caso, lida com o capital dessas empresas, que assumem os riscos das transações. Outro tipo de trader é o broker, que apenas executa ordens de seus clientes (que podem ser pessoas ou empresas), sem necessariamente criar estratégias.

Por que ser um Trader?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Trader

    Como se tornar um Trader?

    O primeiro passo é entender qual é o tipo de perfil desejado de trader: Autônomo? Institucional? Broker? Quais são as intenções do profissional ao almejar essa carreira? 

    Esse profissional também deve ter sólidos conhecimentos a respeito do mercado financeiro e seu funcionamento, o que pode ser obtido com cursos específicos de graduação e/ou pós-graduação na área de Economia, ou ainda um estudo autônomo mais aprofundado.

    Para iniciantes, é mais indicado começar a trabalhar como trader de forma autônoma para então, com mais experiência, começar a busca por uma carreira no setor privado, se for o desejado.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.