O trader atua no mercado financeiro em operações de curto e médio prazo. O profissional lucra com a compra e venda de ativos financeiros que são negociados e sua atuação auxilia na liquidez do mercado, haja vista que o seu desempenhar funções ocorre em operações de prazos mais curtos.
Trabalhando em empresas, o trader está apto a exercer algumas funções para buscar maiores rendimentos e com objetivo de sempre visar o aumento dos ganhos. Desta forma, o profissional poderá atuar com:
O trader deverá ter atenção com as oscilações do mercado para tomar decisões rápidas pensando em suas ações ou com foco nos objetivos da empresa em que atua. Esse profissional deve ter um bom conhecimento do mercado para observá-lo com atenção, e estimar quando determinada ação alcançará um novo valor para comprá-la e então vendê-la a um preço maior.
O profissional poderá atuar com a análise gráfica de ações, que é uma tentativa de prever o movimento das ações através da visualização do histórico de oscilações do mercado. A utilização desta parte gráfica possibilita a visualização de tendências e possibilidades para investimentos. A ação do trader com a análise gráfica de ações visa minimizar os erros em operações de curto prazo.
O principal diferencial é que trading (ação do Trader) se tornou acessível por causa da internet e das plataformas online. Os profissionais podem operar em sua casa, desde que haja um computador com um programa de negociação e uma conexão à internet. Por isso, a rapidez e a dinamicidade foram ampliadas para os Traders e para quem está iniciando na área.
Para os primeiros passos na área, vale destacar o significado de três palavras que serão frequentemente utilizadas no cotidiano deste profissional
A atuação do Trader poderá ser autônoma ou para empresas. A diferença é o manuseio de capital que poderá ser recursos próprios ou da instituição em que o profissional desempenha funções. Ainda sobre o vínculo com empresas, este caso demanda uma visão mais abrangente do trader, afinal, ele deverá reconhecer os objetivos, possibilidades e cenário do mercado para manusear o capital que é institucional.
O profissional deverá ter disciplina para adquirir e assimilar os conhecimentos desta área. A busca por conhecimento, a atualização com as novidades da área, reconhecer e adotar a melhor estratégia para você são ações necessárias ao Trader. Além disso, o mercado financeiro apresenta volatilidade frequentemente, por isso, ter autocontrole para fazer as escolhas e após as decisões é de suma importância ao profissional.
É recomendado que o Trader faça análise de seus movimentos estratégicos, compreenda qual modalidade é a mais adequada ao profissional e observe o seu perfil de investimento. Por fim, o Trader deve observar e ter ciência dos objetivos de suas finanças.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Trader é de R$9.178,00 no Brasil. Além disso, segundo a página de salários da Quero Bolsa, a média salarial de um economista é de 4.077,91, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2021.
Para ver mais informações sobre o salário médio por especialidade e a maior média salarial por estado, não deixe de checar a página de salário de um economista, na Quero Bolsa.
Caracterizado por abranger operações de curto prazo, o Day Trade é uma estratégia que o operador (Trader) aproveita as oscilações do mercado durante um dia. É necessário que o trader esteja atento às movimentações do mercado para compra ou revenda das ações que detém posse. Consequentemente, e diante de um cenário favorável, o profissional poderá obter lucratividade mais rápida em suas negociações.
Afinal, o Day Trade permite liquidez diária e o Trader poderá extrair o seu lucro em prazos mais curtos, sendo dispensável aguardar várias semanas ou até meses para o investimento ser rentável e lucrativo ao Trader.
Não existe valor mínimo para realizar o investimento em Day Trade. O Trader deve se atentar aos horários da Bolsa de Valores, que encerra seu funcionamento às 18h, às plataformas para operações (BULL, Home Broker XP e MetaTrader 5, por exemplo), o método e a modalidade que serão escolhidas.
Por outro lado, o Day Trade é caracterizado pelo prazo de ação diária e, por isso, recomenda-se um acompanhamento mais próximo do profissional na plataforma de acompanhamento dos índices do mercado. Outra dica importante é ter domínio nas análises destes indicadores. O entendimento das métricas é vital para a minimização de erros que podem levar a perda de valores.
O profissional terá o benefício da Alavancagem, ou seja, você paga somente o pagamento da diferença de valores e consegue investir na compra de ações de um valor muito superior ao que você tem disponível.
Por outro lado, os Day Traders que conseguiram bons índices de retorno financeiro podem ser uma quantia minoritária dos profissionais da área. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou estudo em 2021, assinado por Fernando Chague e Bruno Giovannetti, apontando que 5% dos investidores com experiência ganharam mais de 10 mil reais por mês, entre 2012 e 2017.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Este profissional poderá atuar em modalidades de trading. A duração das ações apresentam variações, entretanto, ainda são consideradas de curto prazo.
O trader pode trabalhar como autônomo, utilizando os próprios recursos para negociações e atuando para obtenção de lucros e ganhos para si. Por outro lado, há possibilidade de atuação como trader institucional e, neste caso, os profissionais podem desempenhar funções como funcionário de bancos, instituições financeiras de vários tipos, corretoras, entre outros.
Além disso, o trader institucional possui capital das empresas que atuam e, consequentemente, assumem os riscos das transações. O terceiro exemplo de trader é o chamado broker, que apenas executa ordens de seus clientes (que podem ser pessoas ou empresas), sem necessariamente criar estratégias.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Não é necessária uma formação específica para atuar como Trader. Os profissionais de quaisquer áreas de atuação podem desempenhar funções e trabalharem como trader. Entretanto, o conhecimento econômico e de ações financeiras pode ser um diferencial para as pessoas interessadas. A compreensão sobre as formas de operação, metodologias, análises e demais fundamentos econômicos podem ser diferenciais para quem está ingressando nesta área.
Por se tratar de uma área de atuação profissional de finanças, a conclusão de um curso superior também pode ser um diferencial ao profissional desta área. Por isso, o trader poderá adquirir conhecimentos com os cursos de Gestão Financeira e Ciências Econômicas, além de especializações em Economia e/ou Finanças.
Confira outras possibilidades de cursos superiores em áreas correlatas à profissão de Trader:
No mercado de trabalho, o primeiro ponto é definir qual é o tipo de operação desejada e se a sua atuação será autônoma ou para empresas. Quando se trabalha de forma autônoma, é necessário escolher uma corretora para as negociações dos ativos. Por outro lado, em trabalho vinculado às empresas ou instituições, as orientações, ferramentas e objetivos empresariais são alinhados com o trader.
Para ambas as possibilidades, o profissional precisará ter acesso a uma plataforma de operações, que conectará o trader e a corretora com a Bolsa de Valores e os demais integrantes do mercado.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.