O trader atua no mercado financeiro em operações de curto e médio prazo. O profissional lucra com a compra e venda de ativos financeiros que são negociados e sua atuação auxilia na liquidez do mercado, haja vista que o seu desempenhar funções ocorre em operações de prazos mais curtos.
Trabalhando em empresas, o trader está apto a exercer algumas funções para buscar maiores rendimentos e com objetivo de sempre visar o aumento dos ganhos. Desta forma, o profissional poderá atuar com:
Para os primeiros passos na área, vale destacar o significado de três palavras que serão frequentemente utilizadas no cotidiano deste profissional
O trader atua comprando e vendendo ativos financeiros, como ações, moedas, commodities e criptomoedas, buscando lucrar com as oscilações de preço. Ele utiliza estratégias de curto, médio ou longo prazo e pode operar no mercado financeiro de forma autônoma ou para instituições como bancos e corretoras.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Um trader pode atuar em diversas áreas do mercado financeiro, dependendo do tipo de ativo com o qual negocia e da estratégia utilizada. Algumas das principais áreas de atuação incluem:
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Não é necessária uma formação específica para atuar como Trader. Os profissionais de quaisquer áreas de atuação podem desempenhar funções e trabalharem como trader. Entretanto, o conhecimento econômico e de ações financeiras pode ser um diferencial para as pessoas interessadas. A compreensão sobre as formas de operação, metodologias, análises e demais fundamentos econômicos podem ser diferenciais para quem está ingressando nesta área.
Por se tratar de uma área de atuação profissional de finanças, a conclusão de um curso superior também pode ser um diferencial ao profissional desta área. Por isso, o trader poderá adquirir conhecimentos com os cursos de Gestão Financeira e Ciências Econômicas, além de especializações em Economia e/ou Finanças.
Confira outras possibilidades de cursos superiores em áreas correlatas à profissão de Trader:
No mercado de trabalho, o primeiro ponto é definir qual é o tipo de operação desejada e se a sua atuação será autônoma ou para empresas. Quando se trabalha de forma autônoma, é necessário escolher uma corretora para as negociações dos ativos. Por outro lado, em trabalho vinculado às empresas ou instituições, as orientações, ferramentas e objetivos empresariais são alinhados com o trader.
Para ambas as possibilidades, o profissional precisará ter acesso a uma plataforma de operações, que conectará o trader e a corretora com a Bolsa de Valores e os demais integrantes do mercado.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Gestão Financeira em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.