logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro Mecatrônico: tudo sobre a profissão

Profissional habilitado para projetar, criar e implementar máquinas ou sistemas de automação na indústria.

A Engenharia Mecatrônica abrange áreas de conhecimento como mecânica, eletrônica e computação.

engenheiro mecatrônico

Sobre a profissão

O Engenheiro Mecatrônico está habilitado para criar, produzir e implementar projetos de automação industrial. O profissional desta área possui ciência para elaborar documentos técnicos sobre os aparelhos, assim como o aperfeiçoamento técnico ou a manutenção dos equipamentos responsáveis pela automação.


A Mecatrônica concilia temas da Engenharia Mecânica e Eletrônica. Portanto, além do conhecimento em sistemas de automação, o Engenheiro Mecatrônico estará apto e poderá utilizar seus conhecimentos em outras áreas como mecânica, eletrônica e computação.


Você sabia que o Brasil possui mais de 40 tipos de cursos de engenharia? Acesse e confira neste link a lista com todos os cursos.

O Engenheiro Mecatrônico pode atuar diretamente na automação de processos industriais, na manutenção dos aparelhos e na realização de projetos (por exemplo, máquinas e robôs). Outras possibilidades na área de Engenharia Mecatrônica envolvem o trabalho em instituições de ensino para lecionar aulas e conteúdos sobre a área, além da prestação de consultoria para empresas sobre soluções propiciadas pela Engenharia Mecatrônica.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro Mecatrônico é de R$5.957,00 por mês no Brasil.

A atuação do Engenheiro Mecatrônico ocorre majoritariamente no setor industrial. O profissional pode ser requisitado em várias áreas de indústria, por exemplo, há possibilidade do Engenheiro Mecatrônico ser atuante na área automotiva, energética, metalúrgica, siderúrgica e aeroespacial. As atuações do profissional podem ser observadas em diversas áreas tecnológicas, tais como na automação de plantas industriais ou planejamento técnico de uma indústria.


Vale mencionar que o processo de automação industrial abrange empresas de diversos portes e não é cenário exclusivo de indústrias de grande porte. Portanto, o campo de atuação do Engenheiro Mecatrônico se torna ainda mais abrangente ao profissional.

Por que ser um Engenheiro Mecatrônico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro Mecatrônico

    Como se tornar um Engenheiro Mecatrônico?

    A graduação em Engenharia Mecatrônica apresenta uma base majoritariamente formada por mecânica, eletrônica e computação. De acordo com a página de Engenharia Mecatrônica no Quero Bolsa, a duração média do curso é de cinco anos. A partir do segundo ano, há muitas aulas em laboratório, onde o aluno coloca em prática o que aprende em sala de aula. No Quero Bolsa, você encontra opções para bacharelado e pós-graduação em Engenharia Mecatrônica. Vale ressaltar que o Quero Bolsa também disponibiliza possibilidades de cursos técnicos em Mecatrônica.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.