Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro mecatrônico: tudo sobre a profissão

Profissional habilitado para projetar, criar e implementar máquinas ou sistemas de automação na indústria.. A Engenharia Mecatrônica abrange áreas de conhecimento como mecânica, eletrônica e computação.
engenheiro mecatrônico

Sobre a profissão

O Engenheiro Mecatrônico está habilitado para criar, produzir e implementar projetos de automação industrial. O profissional desta área possui ciência para elaborar documentos técnicos sobre os aparelhos, assim como o aperfeiçoamento técnico ou a manutenção dos equipamentos responsáveis pela automação.

A Mecatrônica concilia temas da Engenharia Mecânica e Eletrônica. Portanto, além do conhecimento em sistemas de automação, o Engenheiro Mecatrônico estará apto e poderá utilizar seus conhecimentos em outras áreas como mecânica, eletrônica e computação.

Você sabia que o Brasil possui mais de 40 tipos de cursos de engenharia? Acesse e confira neste link a lista com todos os cursos.

O Engenheiro Mecatrônico pode atuar diretamente na automação de processos industriais, na manutenção dos aparelhos e na realização de projetos (por exemplo, máquinas e robôs). Outras possibilidades na área de Engenharia Mecatrônica envolvem o trabalho em instituições de ensino para lecionar aulas e conteúdos sobre a área, além da prestação de consultoria para empresas sobre soluções propiciadas pela Engenharia Mecatrônica.

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro Mecatrônico é de R$5.957,00 por mês no Brasil.

A atuação do Engenheiro Mecatrônico ocorre majoritariamente no setor industrial. O profissional pode ser requisitado em várias áreas de indústria, por exemplo, há possibilidade do Engenheiro Mecatrônico ser atuante na área automotiva, energética, metalúrgica, siderúrgica e aeroespacial. As atuações do profissional podem ser observadas em diversas áreas tecnológicas, tais como na automação de plantas industriais ou planejamento técnico de uma indústria.


Vale mencionar que o processo de automação industrial abrange empresas de diversos portes e não é cenário exclusivo de indústrias de grande porte. Portanto, o campo de atuação do Engenheiro Mecatrônico se torna ainda mais abrangente ao profissional.


Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Por que ser um Engenheiro mecatrônico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro mecatrônico?

    A graduação em Engenharia Mecatrônica apresenta uma base majoritariamente formada por mecânica, eletrônica e computação. De acordo com a página de Engenharia Mecatrônica na Quero Bolsa, a duração média do curso é de cinco anos. A partir do segundo ano, há muitas aulas em laboratório, onde o aluno coloca em prática o que aprende em sala de aula. No Quero Bolsa, você encontra opções para bacharelado e pós-graduação em Engenharia Mecatrônica. Vale ressaltar que a Quero Bolsa também disponibiliza possibilidades de cursos técnicos em Mecatrônica.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?