O engenheiro metalúrgico é o profissional que desenvolve, executa e coordena projetos de tratamento e de produção de metais. O especialistas também pode gerenciar as matérias-primas, produtos e serviços, além de produzir documentação técnica para empresas ou órgãos públicos ou privados do setor.
As principais atividades do profissional incluem:
O engenheiro metalúrgico atua em várias frentes, desde pesquisa e desenvolvimento de novas ligas metálicas até o controle de qualidade em processos de fabricação. Eles projetam estruturas metálicas, gerenciam projetos, otimizam processos industriais e garantem que materiais metálicos atendam a padrões de qualidade e regulamentações. Além disso, desempenham um papel importante na reciclagem de metais e na consultoria técnica para empresas. Sua expertise abrange uma ampla gama de indústrias, contribuindo para a inovação, eficiência e segurança na produção e aplicação de materiais metálicos.
O profissional é demandado, principalmente, em empresas de médio e grande porte do setor privado. Ainda assim, ele pode desempenhar funções em universidades e institutos de pesquisas. No âmbito acadêmico, o engenheiro metalúrgico poderá atuar como professor e/ou pesquisador.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de engenheiro metalúrgico é de R$ 9.864,00 no Brasil.
Se você gostaria de se especializar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Engenharia Metalúrgica, veja as ofertas disponibilizadas na Quero Bolsa. Além disso, confira também as ofertas para cursos de Metalurgia e Engenharia Mecânica na Quero Bolsa.
O engenheiro metalúrgico pode atuar em diversas áreas profissionais. Este profissional poderá desempenhar funções nas áreas de extração de minérios e na indústria automobilística. Em adição, o engenheiro metalúrgico poderá trabalhar nas mineradoras, em indústrias siderúrgicas e em empresas do ramo da aeronáutica.
Vale destacar também que o engenheiro metalúrgico poderá atuar em empresas de transporte naval, empresas do ramo do petróleo e no setor metal-mecânico. Por fim, as prestadoras de serviços de tratamentos termoquímicos também são opções de carreira para este profissional.
Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um engenheiro metalúrgico, o profissional deve passar pela etapa de formação no curso de Engenharia Metalúrgica, que possui duração de 5 anos (10 semestres). A graduação ainda conta com estágio obrigatório e apresentação de trabalho de conclusão de curso (TCC).
A área de Engenharia é composta por disciplinas básicas e disciplinas específicas. O núcleo de conteúdos básicos corresponde a cerca de 30% da carga horária mínima do curso. Física, Química e Informática são alguns exemplos de disciplinas básicas na área de Engenharia.
Em relação às disciplinas específicas, o estudante de Engenharia Metalúrgica analisa temas como: Materiais Refratários, Mecânica dos Fluídos, Metalurgia Extrativa, Físico Química Metalúrgica, Soldagem, Transferência de Calor, Tratamento Térmico, entre outros.
Você pode conferir a grade curricular do curso de Engenharia Metalúrgica, de acordo com a Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.