Patologista: tudo sobre a profissão
Médico especializado em diagnosticar doenças através da análise de tecidos e células
Realiza exames microscópicos de amostras, identifica anormalidades e fornece relatórios precisos para o tratamento dos pacientes


Sobre a profissão
O que faz um Patologista?
O patologista é o médico especializado no estudo e diagnóstico de doenças por meio da análise de tecidos e células.
Seu trabalho consiste em examinar amostras de tecidos, líquidos corporais e células obtidos por biópsias, cirurgias ou autópsias, que são processadas para permitir a visualização das estruturas celulares.
Com base nas amostras, o patologista identifica anormalidades ou características associadas a doenças, incluindo sinais de infecções, inflamações, tumores e lesões cancerígenas.
Além disso, o patologista também realiza exames citológicos, como o exame de Papanicolau para detectar alterações nas células cervicais que possam indicar câncer de colo do útero.
Após concluir sua análise, o profissional fornece um relatório detalhado aos médicos responsáveis pelo tratamento dos pacientes, contendo informações diagnósticas que auxiliam na definição de meios de tratamento.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
O patologista cuida de quê?
O patologista não acompanha o paciente diretamente, mas cuida do diagnóstico das doenças por meio da análise de tecidos, células e líquidos corporais.
Ele examina amostras obtidas em biópsias, cirurgias ou autópsias e identifica alterações que indicam inflamações, infecções, tumores, lesões cancerígenas e outras condições.
Também realiza exames citológicos, como o Papanicolau, e testes moleculares que ajudam a definir a presença de marcadores tumorais ou genéticos.
Como atua um Patologista?
O trabalho do patologista é distribuído em diferentes etapas.
Inicialmente, ele recebe amostras coletadas por outros médicos, que são processadas em laboratório e analisadas em microscópios e equipamentos específicos.
Ele avalia a presença de alterações celulares, inflamatórias ou tumorais e, com base nessas observações, emite relatórios detalhados.
Os relatórios são enviados aos médicos responsáveis pelo tratamento dos pacientes, que recebem orientações para definirem a abordagem adequada.
Além da análise microscópica, o patologista realiza exames moleculares, como testes genéticos e de biomarcadores, que auxiliam na personalização de tratamentos, principalmente em oncologia.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Patologista?
O patologista atua em laboratórios de anatomia patológica, hospitais, clínicas especializadas e centros de diagnóstico.
Também pode atuar em instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendo estudos sobre novas técnicas diagnósticas e avanços no entendimento das doenças.
Além disso, há espaço na medicina legal, setor em que o patologista é responsável por realizar autópsias para determinar causas de morte em casos suspeitos ou investigativos.
Por que ser um Patologista?
Como se tornar um Patologista?
Para se tornar patologista, é necessário concluir a graduação em Medicina, com duração média de seis anos, e em passar pela residência médica em Patologia, que dura em torno de três anos.
Durante a residência, o médico aprofunda conhecimentos em histologia, citologia, imunohistoquímica, biologia molecular e outras técnicas diagnósticas aplicadas ao estudo de doenças.
A carreira também exige o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Oportunidades para se tornar Patologista
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?