Envie mensagem ou ligue
Informações

Podólogo

Os pés suportam nosso peso e, muitas vezes, sofrem com lesões. Quem cuida desse importante membro do corpo humano é o podólogo

O que faz um podólogo

Muitas vezes confundido com pedicure, o podólogo é um profissional da saúde que cuida dos pés das pessoas. Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés. Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas. É comum, entretanto, que um profissional de manicure e pedicure se especialize em Podologia.

O podólogo irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1691,56
salário médio de um podólogo
R$ 1990,00
estado com maior salário - Santa Catarina
27
contratações no último ano (2018)
34
demissões no último ano
-7
saldo de vagas criadas

Como se tornar um podólogo

Não é necessário diploma de curso superior para se tornar podólogo, porém é necessária uma formação básica, como um curso técnico em Podologia. O profissional pode buscar por especializações e formação para se desenvolver e se destacar no mercado. Além de ter interesse pela área da saúde, ter habilidades manuais e gostar de cuidar de outras pessoas, o podólogo deve adquirir conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia e imunologia, para compreender a biomecânica dos tornozelos e dos pés.

Áreas de atuação

Um podólogo pode trabalhar em salões de beleza, clínicas de saúde e estética, casa de massagem, clubes desportivos, hospitais e, até mesmo, de forma autônoma. Ele costuma atender pacientes de qualquer idade, mas especialmente idosos. Atletas também compõem um público que geralmente busca os serviços de um podólogo. As especializações podem acontecer em algumas áreas, como:

  • Podopediatria: tratamento e cuidado com o pé de crianças, que possui características próprias, como flexibilidade e ter uma estrutura ainda em formação. Um dos principais objetivos dessa especialização é garantir um correto desenvolvimento dos pés da criança, evitando problemas futuros.
  • Podogeriatria: tratamento e cuidado com o pé de pessoas idosas, amenizando as características e alterações típicas do envelhecimento.
  • Podologia desportiva: cuidado e tratamento dos pés de atletas e pessoas que praticam esportes, já que comumente essas pessoas sofrem com lesões devido a esforços e sobrecargas nos pés.
  • Podologia laboral: cuidado e tratamento com pés de trabalhadores, sejam eles de qualquer tipo de segmento. O profissional se preocupa com a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, bem como com a postura e hábitos dos pacientes.
  • Podólogo de pé diabético: cuidado e tratamento de pés de pessoas que sofrem com doenças neurológicas, metabólicas ou com insuficiência vascular.