Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Podólogo: tudo sobre a profissão

O profissional que cuida da saúde dos pés

Atenção maior com cuidados e bem-estar faz área ser promissora no mercado de trabalho 

podólogo

Sobre a profissão

Muitas vezes confundido com pedicure, o podólogo é um profissional da saúde que cuida dos pés das pessoas. Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés. Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas. É comum, entretanto, que um profissional de manicure e pedicure se especialize em Podologia.

O podólogo irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa.

O podólogo atua basicamente na prevenção e no tratamento de lesões encontradas nos pés. Ele também desempenha um papel importante de orientação sobre cuidados (corte de unhas, hidratação, uso de calçados) que devem ser seguidos para manter a saúde. Como o mercado de trabalho vem dando espaço para as áreas de bem-estar, os podólogos podem encontrar muitas oportunidades.

Um podólogo pode trabalhar em salões de beleza, clínicas de saúde e estética, casa de massagem, clubes desportivos, hospitais e, até mesmo, de forma autônoma. Ele costuma atender pacientes de qualquer idade, mas especialmente idosos. Atletas também compõem um público que geralmente busca os serviços de um podólogo. As especializações podem acontecer em algumas áreas, como:

  • Podopediatria: tratamento e cuidado com o pé de crianças, que possui características próprias, como flexibilidade e ter uma estrutura ainda em formação. Um dos principais objetivos dessa especialização é garantir um correto desenvolvimento dos pés da criança, evitando problemas futuros.
  • Podogeriatria: tratamento e cuidado com o pé de pessoas idosas, amenizando as características e alterações típicas do envelhecimento.
  • Podologia desportiva: cuidado e tratamento dos pés de atletas e pessoas que praticam esportes, já que comumente essas pessoas sofrem com lesões devido a esforços e sobrecargas nos pés.
  • Podologia laboral: cuidado e tratamento com pés de trabalhadores, sejam eles de qualquer tipo de segmento. O profissional se preocupa com a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, bem como com a postura e hábitos dos pacientes.
  • Podólogo de pé diabético: cuidado e tratamento de pés de pessoas que sofrem com doenças neurológicas, metabólicas ou com insuficiência vascular.
Podólogo

Como se tornar um Podólogo?

Não é necessário diploma de curso superior para se tornar podólogo, porém é necessária uma formação básica, como um curso técnico em Podologia. O profissional pode buscar por especializações e formação para se desenvolver e se destacar no mercado.

É possível também estudar Podologia com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Dessa forma, há uma economia de dinheiro e melhores oportunidades de trabalho com uma formação mais completa.

Além de ter interesse pela área da saúde, ter habilidades manuais e gostar de cuidar de outras pessoas, o podólogo deve adquirir conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia e imunologia, para compreender a biomecânica dos tornozelos e dos pés.

Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.