Logo Quero Bolsa

Socorrista: tudo sobre a profissão

Aquele que presta atendimentos pré-hospitalares aos pacientes.

O profissional pode trabalhar em diversas áreas da saúde.

Ver bolsas de até 50%

Por que ser um Socorrista?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Socorrista?

O socorrista é o profissional responsável por oferecer cuidados imediatos a vítimas em situações de urgência, proporcionando primeiros socorros e garantindo o encaminhamento adequado para tratamento médico.

Seu papel é fundamental em situações adversas, como acidentes de trânsito, desastres naturais e crises cardíacas, que exigem ações imediatas para evitar o agravamento do estado da vítima.

Além disso, o socorrista também pode ser responsável por transportar os atendidos até um hospital ou centro médico, tomando as precauções necessárias para imobilizar a lesão constatada.

+ Veja bolsas de estudo para o curso da área da Saúde

Como atua um Socorrista?

O trabalho de um socorrista começa quando ele recebe uma chamada de emergência ou se depara com uma situação de urgência.

Diante dessas circunstâncias, ele avalia rapidamente a situação e determina a melhor forma de agir, já que, em muitos casos, o primeiro a chegar ao local do incidente.

Sua prioridade é garantir a segurança das pessoas envolvidas, tomando medidas para minimizar os danos e iniciar os primeiros socorros.

Em muitos casos, o socorrista também é responsável por transportar a vítima até um hospital ou centro médico, utilizando técnicas de imobilização e transporte adequadas para cada tipo de lesão.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Socorrista?

O socorrista pode atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Corpos de Bombeiros, em concessionárias de rodovias, em empresas de resgate e ambulâncias particulares, em defesas civis municipais e estaduais e em equipes de atendimento pré-hospitalar de hospitais e unidades de pronto atendimento.

Também há espaço para atuação em eventos de grande porte, indústrias, aeroportos, portos e empresas que mantêm brigadas de emergência próprias

Oportunidades para se tornar Socorrista

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Socorrista?

Para se tornar socorrista, é preciso concluir um curso técnico, superior ou livre na área da saúde, seguido de especialização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) — programa com carga horária mínima superior a 120 horas. 

Já para quem deseja atuar como condutor socorrista, é exigido ter mais de 21 anos, possuir CNH nas categorias D ou E e completar o curso de condutor de veículos de emergência, além do treinamento em APH para auxiliar a equipe médica. 

Caso não tenha formação em saúde, o candidato deve realizar cursos livres de Socorrista Resgatista voltados ao mercado privado, eventos ou rodovias, ou ainda formar-se como Bombeiro Civil. 

Em todos os casos, o ingresso no setor público (como o SAMU) exige aprovação em concurso ou processo seletivo.

Action Medium

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Conteúdo relacionado

Ver mais artigos