O engenheiro da computação é aquele que projeta e cria hardwares e softwares, ou seja, os equipamentos digitais físicos (como computadores, smartphones, tablets, entre outros) e os sistemas e programas utilizados neles, respectivamente.
Este profissional também pode atuar no gerenciamento da automação de máquinas, como máquinas industriais, o que também o coloca à frente na atuação em robótica.
O engenheiro da computação projeta e constrói máquinas computacionais e os periféricos associados, como teclado, mouse etc. Ele também pode atuar no desenvolvimento de softwares. Além disso, seus conhecimentos no desenvolvimento de hardwares o permitem trabalhar com a automação de máquinas e equipamentos no setor de robótica.
O salário médio de um engenheiro da computação no país é de R$ 6.526,00, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O engenheiro da computação pode trabalhar em empresas e indústrias de tecnologia, de automação e de robótica.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O engenheiro da computação deve se formar no curso de Engenharia da Computação e registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A partir disso, pode buscar empregos na área por meio de processos seletivos regulares. Se você quer se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia da Computação, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você queira outras opções na área de Computação, não deixe de conferir as bolsas de estudo de Ciência da Computação na QB.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.