50 melhores faculdades de Gastronomia do Brasil, segundo o MEC
Veja quais são as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil, de acordo com avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC)
Se você está procurando pelas melhores faculdades de Gastronomia, é muito provável que goste de cozinhar, certo? Ou, pelo menos, adora comer, sentir o cheiro de um prato saindo quentinho do forno ou assistir aos programas gastronômicos da televisão e internet.
Afinal, com a popularização desse tipo de entretenimento, muitas pessoas começaram a enxergar na cozinha a possibilidade de iniciar uma carreira e buscam pelo curso superior de tecnologia de Gastronomia para dar os primeiros passos no ramo.
É por aí que podem surgir chefs preparados para fazer os melhores pratos e receitas nos restaurantes. Antes de ver quais são as melhores faculdades, entenda mais um pouco sobre como é o curso de Gastronomia.
Quanto tempo dura o curso de Gastronomia?
O curso superior de Gastronomia forma profissionais de nível tecnólogo. Esse tipo de curso costuma ter duração mais curta das outras formas de graduação, como o bacharelado e a licenciatura.
O tecnólogo de Gastronomia demora, em média, dois anos para se formar. Há também as universidades que oferecem a formação de bacharéis em Gastronomia, mas não são tão comuns como o curso tecnológico. No bacharelado, o aluno leva quatro anos em média para se formar.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Gastronomia
+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
O que se aprende no curso de Gastronomia?
A graduação de Gastronomia vai trabalhar o aluno para exercer diversos tipos de funções na cozinha e além dela. Os estudantes vão passar por diversos conceitos práticos da culinária, além de base teórica sobre Gastronomia, administração e marketing, por exemplo.
Segundo o site Quero bolsa, essas são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso:
- Confeitaria;
- Cozinha Internacional;
- Gastronomia Regional Brasileira;
- Gastronomia Vegetariana;
- Gestão em Negócios Gastronômicos;
- Nutrição e Segurança dos Alimentos;
- Panificação;
- Técnicas de Cozinha Profissional.
Depois de formado, o gastrólogo pode atuar em diversos ramos do mercado e em diversas especialidades da culinária, como auxiliar de cozinha, chef de cozinha, cozinheiro, confeiteiro, padeiro, pizzaiolo e bartender.
Aproveite para conferir a grade curricular de Gastronomia no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
Quais são as faculdades com os melhores cursos de Gastronomia?
Para levantar quais são as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil, a Revista Quero usou uma das principais avaliações realizadas pelo Instituto de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC): o Conceito Preliminar de Curso (CPC)*.
O CPC cada curso oferecido pelas faculdades brasileiras em uma nota que varia entre um e cinco, sendo que quanto mais próximo de cinco mais bem avaliada é a graduação.
A Revista Quero levantou quais são os 50 cursos de Gastronomia com as melhores notas do MEC. A lista conta apenas com cursos superiores tecnológicos, e não há bacharelados dessa graduação avaliados pelo ministério.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quais são os melhores cursos de gastronomia?
Somente duas instituições são públicas, as demais são privadas. Há duas faculdade que oferecem o curso na modalidade a distância (EAD) entre as melhores avaliadas. Veja a lista completa, segundo o MEC** (para saber mais sobre o curso e a faculdade, clique no nome da instituição):
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Qual a melhor faculdade de Gastronomia EAD?
Não é nenhum absurdo pensar em fazer uma faculdade de Gastronomia EAD. Isso porque o ensino a distância tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Se engana quem diz que é impossível aprender gastronomia por uma faculdade EAD. Também está enganado quem acha que é mais fácil.
Fazer um curso EAD, seja ele qual for, exige bastante dedicação dos estudantes para cumprirem com todas as tarefas e aproveitarem todo o aprendizado que é disponibilizado pelos professores.
Na lista acima, dois cursos EAD aparecem entre as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil. As duas graduações receberam a nota máxima da avaliação do MEC, o que mostra que a estrutura é favorável para a formação de profissionais. As melhores faculdades de Gastronomia EAD do Brasil são:
Entenda o CPC Contínuo e o CPC Faixa e a nota do MEC
Você viu que a classificação do MEC nos cursos de Gastronomia e demais graduações usa duas notas: o CPC Contínuo e o CPC Faixa. Você sabe o que cada um significa? Veja os critérios da nota:
- CPC contínuo: essa é a nota final da instituição, com uma média de todos os componentes que foram avaliados (lembrando que as instituições são avaliadas de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta)
- CPC faixa: essa nota é o valor arredondado do CPC contínuo (que é a nota que as instituições de ensino divulgam). Quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa é o valor máximo, ou seja 5. Ou seja, quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do CPC faixa será de 4, e assim por diante.
Outras faculdades onde estudar Gastronomia
No Quero Bolsa, você encontra faculdades bem avaliadas pelo MEC e pelos principais rankings universitários do país com bolsas de estudo em todas as mensalidades ao longo do curso. Veja abaixo algumas opções:
São instituições espalhadas por todo o país que oferecem as mais diversas graduações, entre elas o tecnológico em Gastronomia. Clique no botão abaixo e veja mais opções.
Encontre bolsas em Gastronomia
Leia mais:
+ 9 cursos para quem gosta de cozinhar
+ 5 livros para quem ama Gastronomia
+ 5 documentários disponíveis na Netflix para quem ama gastronomia
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.