Caneta azul,
Azul caneta,
Caneta azul, tá marcada com minhas letras...
O "drama" vivido pelo maranhense Manoel Gomes não sai da cabeça dos brasileiros. Até a tarde desta segunda-feira (28), mais de 2,6 milhões de pessoas já assistiram ao vídeo da música em que ele canta sobre como sua professora não está nada contente por ele ter perdido a sua última caneta azul e pede por favor: "Quem encontrou, me entrega ela!"
Mas Manoel Gomes pode ter sido salvo a tempo por ter perdido sua querida caneta. Isso porque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro, os alunos não devem levar caneta azul para fazer a prova.
De acordo com o edital do Enem 2019, os estudantes precisam estar munidos com canetas esferográficas com tinta preta e feita de material transparente para assinalar as alternativas no gabarito e escrever a redação.
O edital aponta que usar outro tipo de caneta inviabiliza a leitura ótica das respostas do gabarito, o que leva a anulação da prova do candidato.

Por isso, se for fazer o Enem, Manoel pode ter evitado de ter sua nota zerada nos domingos do Enem. O conselho a ele é: compre uma caneta preta fabricada em material transparente! Dá para perceber que a caneta azul era muito querida para ele, mas temos certeza que a professora não ficará chateada com uma nova caneta preta.
Leia também:
+ 8 temas de redação que podem cair no Enem 2019
+ 13 citações para usar em qualquer tema de redação do Enem
Aproveite a oportunidade e veja quais outros itens SÃO PROIBIDOS para os estudantes que forem fazer o Enem 2019, além da caneta azul:
Os estudantes não poderão entrar na sala de aplicação da prova com os seguintes itens fora do envelope porta-objetos:
- Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas ou corretivos;
- Livros, manuais, impressos, anotações e qualquer material escolar;
- Quaisquer equipamentos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Saiba mais:
+ Tudo o que pode e o que NÂO pode levar no dia da prova do Enem 2019
+ Tudo o que você precisa saber antes de sair de casa para fazer o Enem 2019
Os candidatos não podem ingressar na sala de prova usando óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Itens religiosos, como burca, quipá e outros, podem ser utilizados, mas serão revistados pelo fiscal de prova responsável pela sala. Para mais detalhes, você pode conferir o edital completo do Enem 2019.
Quer fazer a melhor redação no Enem?
A Revista Quero conta com um Guia completo sobre a Redação do Enem que vai te ajudar a ir atrás da nota mil na prova. Baixe o e-book clicando no botão abaixo e boa prova!