Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2020: aos 17 anos, estudante aposta em repertório diversificado e garante redação nota mil

por Isabela Giordan em 31/03/21

Dos mais de cinco milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 apenas 28 conquistaram a tão desejada nota mil na redação. Neste grupo seleto está o potiguar Aécio Pinheiro Fernandes Filho, 17 anos, que conseguiu a nota máxima em sua redação.

"Eu participo do Enem desde que estava no 9º ano do Ensino Fundamental, desde o Enem 2017", relembra Aécio. Apesar de essa já ser a sua quarta participação na prova, essa foi a primeira vez que ele gabaritou a redação. 

O tema dessa edição foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", que buscava analisar como a saúde mental é discutida no Brasil. Para o estudante, essa foi uma ótima proposta, tanto por ser uma temática relevante quanto por já feito algumas redações com temas parecidos. 

Veja também: 
11 tipos de argumentos e estratégias argumentativas para utilizar na redação

Para se preparar para o Enem, o estudante dedicou o ano se 2020 ao vestibular e fez, no mínimo, uma redação diferente por semana e participou de diversos simulados a fim de se preparar para situações que fugissem do seu controle como, por exemplo, não ter tempo para fazer o rascunho. 

Esse treinamento estratégico foi muito útil no dia da prova, já que Aécio passou por uma dessas circunstâncias do momento que fogem do controle. "Como eu me apertei no tempo só fiz metade no rascunho", relembra. Por conta do tempo de prova, ele conseguiu produzir apenas metade do rascunho, o restante da redação foi feita diretamente no gabarito. E, ainda assim, deu certo! 

Foto: Arquivo pessoal
rascunho redação nota mil enem 2020
Por conta do tempo de prova, estudante redação nota mil precisou terminar de desenvolver
a redação diferetamente na folha de resposta

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 
Com a nota do Enem em mãos, Aécio pretende utilizá-la para ingressar no curso de Medicina na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem inscrições abertas a partir da próxima terça-feira (6). "Sempre tive muita dúvida quanto ao curso, mas hoje, vendo o cenário do mercado de trabalho e também minhas preferências quanto aos conteúdos estudados, vou tentar uma vaga para Medicina na federal do Rio Grande do Norte", conta.

Saiba mais:
Sisu: os cursos com as maiores notas de corte na seleção do último ano

Segredo está na prática e em estudar as competências

"Apesar de não ter visto o texto feito para o Enem, conheço as características do texto do Aécio por acompanhar a sua preparação para a prova. Acredito que o diferencial foi ser um texto bem estruturado, com repertório diversificado e pertinente ao tema", conta Roberta Matos, professora de redação do Aécio no Colégio CEI. 

A professora que acompanhou a rotina de estudos do jovem nos últimos anos explica que um dos diferenciais dessa redação foi provavelmente o repertório sociocultural.

"A redação do Enem conta com a avaliação de um repertório de áreas de conhecimento diversificado. Então, é importante que o aluno busque desenvolver esse tipo de repertório, seja com livros, filmes ou séries. É imprescindível ter um repertório sociocultural rico", recomenda a professora de redação. 

Porém, para Roberta, o segredo para conquistar a redação nota mil foi não apenas a prática, mas também entender as competências avaliadas pelos corretores. "A chave para conquistar uma nota mil é ter muita dedicação, muita prática, mas também estudar as competências e entender o que será cobrado de você", reforça.

Para auxiliar os participantes do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulgou cinco cartilhas com os critérios de correção de cada competência avaliada. 

E, pensando em ajudar os estudantes, a Revista Quero produziu uma série de cinco matérias com o resumo do conteúdo divulgado em cada uma das cartilhas. Confira:

Guia completo: Redação do Enem

Gostou das dicas? Então, veja tudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem! Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Simulador de Notas de Corte do Enem 2020

Você conhece o Simulador de Notas de Corte do Quero Bolsa? Essa ferramenta permite que você descubra onde é possível ingressar, de acordo com o seu resultado. Veja como utilizar o simulador:

  • Indique o curso desejado;
  • Informe a cidade e/ou estado que você quer estudar;
  • Informe qual foi a sua nota do Enem 2020

Simulador de Notas de Corte

Depois disso, será possível consultar em quais faculdades você tem chance com os três programas oferecidos pelo governo: Sisu, Prouni e Fies.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54