O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (03), o local de prova e o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Com o cartão de confirmação do Enem, os candidatos inscritos podem consultar o local de prova determinado pelo órgão responsável pela prova e conferir outras informações.
Atenção: A Página do Participante apresenta instabilidades e o cartão de confirmação ainda não está disponível para alguns candidatos.
+ Enem 2021: o que significa "ocorreu uma falha de comunicação entre você e o Inep"?
Neste ano, o Enem Impresso e o Enem Digital serão aplicados nas mesmas datas, dias 21 e 28 de novembro. Já a aplicação para os novos inscritos e o Enem PPL ocorrerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
Veja também
+ Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino
Leia mais
+ Calendário Enem 2021
+ Enem 2021: Guia do Participante explica como a nota é calculada
Como consultar o local de prova do Enem 2021?
Para descobrir qual é o seu local de prova nessa edição, veja o passo a passo abaixo:
- Acesse a Página do Participante;
- Faça o login pela sua conta no Gov.Br;
- Clique em "Aplicação";
- Clique em "Local de Prova";
- Após isso, um personagem interativo da Página do Participante irá te enviar um botão escrito "Local de Prova". Clique nesse botão e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, em que constará onde você fará o Enem.
Veja também: Bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação
Esse cartão é o documento em que estão todas as informações sobre o candidato e a prova. Nele, será possível encontrar os seguintes dados:
- Número de inscrição;
- Local de prova (endereço, número e sala);
- Datas e horários do exame;
- Opção de língua estrangeira escolhida durante a inscrição;
- Caso tenha sido solicitado, o tipo de atendimento específico/especializado com recursos de habilidades aprovado.
Apesar de não ser obrigatório, é indicado que o candidato leve uma cópia do Cartão de Confirmação no dia de aplicação das provas.
+ 8 temas de redação que podem cair no Enem 2021
Qual é a diferença entre Enem Impresso e Enem Digital?
A maior diferença entre os dois tipos de Enem é a sua aplicação. Um será realizado em uma plataforma desenvolvida pelo MEC, já a outra seguirá o formato utilizado usual, impressa em papel e preenchido em caneta preta. Veja os maiores diferenciais:
Enem Impresso
- Todos os interessados poderão realizar a prova;
- O exame é aplicado em todo o País;
- A prova é composta por quatro cadernos de questões, com 45 perguntas cada, e uma redação
- Poderá ser extinto em 2025.
+ Quais são as matérias que mais caem no Enem?
Enem Digital
- Exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio ou vai concluir em 2021, os chamados "treineiros" podem se inscrever apenas na versão impressa da prova;
- Há limite de vagas disponíveis. Para o Enem 2021, foram disponibilizadas 101 mil e 100 vagas;
Em relação ao Enem 2020, quando as provas foram aplicadas em datas diferentes, a principal novidade deste ano é que as duas versões do exame, a impressa e a digital, serão iguais, com itens iguais, além de serem aplicadas nas mesmas datas.
+ Enem e questões interdisciplinares: veja o que são e como resolver
Um das características das questões do Enem é que elas costumam apresentar ou discutir conteúdos das disciplinas a partir da realidade dos estudantes. Dito de outro modo, algumas questões apresentam temas da atualidade e pedem ao estudante que resolva ou explique determinada situação a partir dos conteúdos das disciplinas.
+ Teste Enem 2021: responda a 5 questões interdisciplinares e veja como está o seu preparo
Pensando nisso, a Revista Quero selecionou textos sobre temas atuais que podem ser cobrados no exame, além de aumentarem o repertório sociocultural - item importante para a redação. Confira:
Plano de estudo Enem Corridão 2021
Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, a Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem Corridão 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem Corridão é um cronograma de estudos completo com tudo o que você precisa revisar até o Enem. E o melhor: totalmente gratuito.
Guia completo de redação do Enem
Você sabia que a redação do Enem compõe 20% da sua nota final? Afinal, ela é uma das cinco competências avaliadas no exame!
+ 13 citações para usar em qualquer tema de redação
Por isso, a Revista Quero lançou o "Guia completo de redação do Enem". Nele, você encontra dicas de redação, conhece o formato exigido e os critérios de avaliação, além de conferir exemplos de redação nota 1.000.
Quais são os assuntos mais cobrados no Enem Impresso e no Enem Digital?
Analisando os conteúdos avaliados nos anos anteriores, é possível descobrir quais são os assuntos mais cobrados no exame. Veja o levantamento feito pela SAS Plataforma de Educação:
- Quais são os assuntos de Inglês e Espanhol que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Português que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Geografia que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de História que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Biologia que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Física que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Sociologia que mais caem no Enem?
- Quais são os assuntos de Química que mais caem no Enem?
Onde estudar com a nota do Enem?
Considerado o maior vestibular o Brasil, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja onde usar a sua nota:
- Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
-
Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
- Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular.
- Quero Bolsa: com a sua nota, você pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil