logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem 2021: Inep divulga local de prova e cartão de confirmação

por Thales Valeriani em 03/11/21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (03), o local de prova e o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem2021.

Com o cartão de confirmação do Enem, os candidatos inscritos podem consultar o local de prova determinado pelo órgão responsável pela prova e conferir outras informações

Atenção: A Página do Participante apresenta instabilidades e o cartão de confirmação ainda não está disponível para alguns candidatos.

+ Enem 2021: o que significa "ocorreu uma falha de comunicação entre você e o Inep"?

Neste ano, o Enem Impresso e o Enem Digital serão aplicados nas mesmas datas, dias 21 e 28 de novembro. Já a aplicação para os novos inscritos e o Enem PPL ocorrerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Veja também
+ Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino


Leia mais
+ Calendário Enem 2021
+ Enem 2021: Guia do Participante explica como a nota é calculada

Como consultar o local de prova do Enem 2021?

Para descobrir qual é o seu local de prova nessa edição, veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça o login pela sua conta no Gov.Br;
  • Clique em "Aplicação";
  • Clique em "Local de Prova";
  • Após isso, um personagem interativo da Página do Participante irá te enviar um botão escrito "Local de Prova". Clique nesse botão e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, em que constará onde você fará o Enem.
O que é o Cartão de Confirmação?

Esse cartão é o documento em que estão todas as informações sobre o candidato e a prova. Nele, será possível encontrar os seguintes dados: 

  • Número de inscrição;

  • Local de prova (endereço, número e sala);
  • Datas e horários do exame;
  • Opção de língua estrangeira escolhida durante a inscrição;
  • Caso tenha sido solicitado, o tipo de atendimento específico/especializado com recursos de habilidades aprovado.

Apesar de não ser obrigatório, é indicado que o candidato leve uma cópia do Cartão de Confirmação no dia de aplicação das provas.

+ 8 temas de redação que podem cair no Enem 2021

Qual é a diferença entre Enem Impresso e Enem Digital?

A maior diferença entre os dois tipos de Enem é a sua aplicação. Um será realizado em uma plataforma desenvolvida pelo MEC, já a outra seguirá o formato utilizado usual, impressa em papel e preenchido em caneta preta. Veja os maiores diferenciais:

Enem Impresso

  • Todos os interessados poderão realizar a prova;
  • O exame é aplicado em todo o País;
  • A prova é composta por quatro cadernos de questões, com 45 perguntas cada, e uma redação
  • Poderá ser extinto em 2025.
 + Quais são as matérias que mais caem no Enem?

Enem Digital

  • Exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio ou vai concluir em 2021, os chamados "treineiros" podem se inscrever apenas na versão impressa da prova;
  • Há limite de vagas disponíveis. Para o Enem 2021, foram disponibilizadas 101 mil e 100 vagas;

Em relação ao Enem 2020, quando as provas foram aplicadas em datas diferentes, a principal novidade deste ano é que as duas versões do exame, a impressa e a digital, serão iguais, com itens iguais, além de serem aplicadas nas mesmas datas.

Enem e questões interdisciplinares: veja o que são e como resolver

Um das características das questões do Enem é que elas costumam apresentar ou discutir conteúdos das disciplinas a partir da realidade dos estudantes. Dito de outro modo, algumas questões apresentam temas da atualidade e pedem ao estudante que resolva ou explique determinada situação a partir dos conteúdos das disciplinas.

+ Teste Enem 2021: responda a 5 questões interdisciplinares e veja como está o seu preparo

Pensando nisso, a Revista Quero selecionou textos sobre temas atuais que podem ser cobrados no exame, além de aumentarem o repertório sociocultural - item importante para a redação. Confira:

Plano de estudo Enem Corridão 2021

Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, a Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem Corridão 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem Corridão é um cronograma de estudos completo com tudo o que você precisa revisar até o Enem. E o melhor: totalmente gratuito. 

Baixar plano Enem Corridão

Guia completo de redação do Enem

Você sabia que a redação do Enem compõe 20% da sua nota final? Afinal, ela é uma das cinco competências avaliadas no exame! 

+ 13 citações para usar em qualquer tema de redação

Por isso, a Revista Quero lançou o "Guia completo de redação do Enem". Nele, você encontra dicas de redação, conhece o formato exigido e os critérios de avaliação, além de conferir exemplos de redação nota 1.000. 

Guia completo de redação do Enem

Quais são os assuntos mais cobrados no Enem Impresso e no Enem Digital?


Onde estudar com a nota do Enem?

Considerado o maior vestibular o Brasil, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja onde usar a sua nota:

  •   Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
  • Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular. 
  • Quero Bolsa: com a sua nota, você pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54