Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Enem 2021: veja quais protocolos sanitários seguir para não ser eliminado

por Giovana Murça em 23/07/21

Em mais um ano de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em meio à pandemia do Covid-19, os candidatos devem se atentar aos protocolos sanitários do exame para não correr o risco de se contaminar pelo vírus nem ser eliminado da prova.

Além das regras já divulgadas no edital do Enem 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também divulgou um documento com orientações gerais de prevenção à Covid-19, válidas para o Enem e outros exames.

Reprodução/Twitter Inep
protocolos sanitarios enem 2021

No documento, o Inep enfatiza: "Em caso de descumprimento das obrigações dos participantes contidas no edital ou de orientações da equipe de aplicação, o participante será eliminado e não terá direito a reaplicação".

O órgão responsável pelo exame também explica que não há risco da provas estarem contaminadas. "As provas estão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano a, no mínimo, três meses da aplicação do exame", pontua o documento.

Mas, afinal, o que pode e o que não pode fazer no Enem em relação aos protocolos sanitários? Confira as orientações e evite surpresas desagradáveis na hora da prova!

protocolos sanitários enem 2021

Máscara obrigatória

O uso da máscara de proteção facial, cobrindo totalmente o nariz e a boca, é obrigatório no Enem! De acordo com o edital, o candidatos devem permanecer de máscara o tempo todo, desde a entrada até a saída do local de provas, sendo permitida sua retirada rapidamente apenas para beber água e alimentar-se.

Reprodução/Inep
protocolos sanitários enem 2021

Sem máscara, você não poderá entrar no local de provas e, muito menos, na sala de aplicação. A única exceção é para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial (conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020).

Na hora de entrar na sala de aplicação, será preciso retirar a máscara por um momento para que o fiscal possa comparar sua fisionomia com a foto do documento de identificação. Nesse momento, você deve se manter a 1,5 metro de distância do fiscal de sala e dos demais participantes e que, depois, higienizar as mãos com álcool em gel.

E se eu esquecer a máscara?

Caso você esqueça a máscara em casa, você pode aguardar alguém trazê-la, mas do lado de fora do local de prova. Uma vez de máscara e dentro do horário, você poderá entrar e realizar o exame normalmente.

Leve máscaras reservas

A recomendação do Inep é que os participantes levem máscaras reservas para trocar ao longo do exame. Na hora da troca, as mãos devem estar higienizadas. A máscara usada deve ser guardada em um saco ou descartada na lixeira da sala de aplicação.

O que pode levar?

Além dos itens obrigatórios, como máscara, documento com foto e caneta preta de tubo transparente, os participantes poderão levar outros itens de higiene próprios. De acordo com o documento de orientação do Inep, o candidato pode levar:

  • Frasco de álcool líquido ou em gel (que também terá disponível em todas as salas);

  • Garrafa de água para consumo (não precisa ser em material transparente);

  • Luvas transparentes ou semitransparentes para uso durante as provas.

Além disso, os participantes também podem levar lanches para consumir ao longo do exame, Lembrando que todos os itens serão vistoriados pelos fiscais de sala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que não pode levar?

É importante saber que o Inep não fiscaliza o conteúdo das mochila dos candidatos, portanto, não há controle exatamente sobre o que os participantes levam mas sim do que é utilizado durante o exame.

A recomendação, principalmente em relação aos aparelhos eletrônicos, é que os participantes desliguem e guardem os aparelhos no envelope porta-objetos, que será lacrado.

De acordo com o edital do Enem 2021, o participante não pode realizar a prova utilizando os seguintes itens, sob risco de eliminação:

  • Declaração de Comparecimento impressa;

  • Óculos escuros;

  • Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

  • Caneta de material não transparente;

  • Lápis e lapiseira;

  • Borrachas;

  • Réguas;

  • Corretivos;

  • Livros, manuais, impressos e anotações;

  • Protetor auricular;

  • Relógio de qualquer tipo;

  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;

  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;

  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;

  • Armas de qualquer espécie (exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003);

  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Distanciamento social

Em relação ao distanciamento social, o Inep recomenda que os candidatos cheguem com antecedência de uma hora para facilitar a entrada no local de prova, evitando aglomeração.

Durante todo o tempo no local de aplicação, os participantes devem respeitar o distanciamento social de 1,5 metro, seja na abertura dos portões, nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e no contato com a equipe de aplicação dentro e fora da sala de provas.

Em caso de dúvida durante a prova ou ao término do exame, você deve levantar a mão e esperar que o fiscal de sala se aproxime, mantendo o distanciamento social. Isto é, você não deve levantar e se dirigir ao fiscal sem sua autorização.

O que fazer se eu estiver com sintomas de Covid-19?

Se você apresentar sintomas similares ao da Covid-19 na semana anterior ou na véspera da prova, a recomendação do Inep é que você não compareça ao exame. Nesse caso, o participante deve solicitar a reaplicação na Página do Participante, anexando o documento comprobatório da condição para ser analisado pelo Inep.

Leia mais: Enem 2021: o que pode e o que NÃO pode levar no dia da prova
+ Calendário do Enem 2021
+ Edital do Enem 2021

Plano de estudos Enem De Boa 2021

Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, o Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem De Boa é um cronograma de estudos de maio até a data do Enem. E o melhor: totalmente gratuito. Baixe o seu plano do mês agora:

Baixar plano Enem De Boa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54