logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem 2022: solicitação de uso do nome social começa hoje

A partir desta quinta-feira (23), já é possível fazer a solicitação do uso de nome social para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem2022. O prazo para fazer o pedido vai até o dia 28 de junho, uma terça-feira. 

 Encontre bolsas de estudo de até 80%


As solicitações deverão ser feitas pela Página do Participante. O resultado dos pedidos está previsto para ser liberado no dia 5 de julho, de acordo com as datas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no edital do exame. 

Quem não tiver o seu pedido de uso do nome social aceito poderá solicitar o recurso entre os dias 5 e 10 de julho. O resultado do recurso será publicado no dia 15 de julho de 2022.

Neste ano, a prova do Enem será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, em dois domingos consecutivos. 

Leia mais: Enem 2022: resultado do recurso do atendimento especializado está disponível
Quantas vezes posso usar a nota do Enem no Sisu?

 O que é o nome social?

O Nome Social o é nome pelo qual pessoas transexuais, travestis ou transgêneros - pessoas que o seu gênero não se identifica com o seu sexo biológico - escolhem ser chamadas. Ou seja, é o nome que condiz com a sua imagem. 

Garantido por lei, o nome social é uma das formas de diminuir com o preconceito e o constrangimento pelos quais as pessoas transexuais, travestis e transgêneros infelizmente passam. Assim, a partir de 2014, foi permitido que elas possam utilizar seu nome social na aplicação do Enem.

Veja mais: Que nota precisa tirar no Enem para passar em Enfermagem?
Varíola do macaco: veja como o assunto pode cair no Enem

 Como solicitar o nome social?

 Nesta edição, os candidatos que já possuem o nome cadastrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social na etapa da inscrição. Um detalhe é que entre os dias 23 e 28 de junho, esse público precisará confirmar a informação na página do estudante.

Vale destacar ainda que os estudantes que não têm o nome registrado na Receita Federal deverão realizar a solicitação de tratamento depois que o prazo de inscrição se encerra, no período de 23 a 28 de junho, por meio da Página do Participante.

Para solicitar o nome social, o participante deve comprovar a necessidade por meio do envio de uma foto de perfil e de uma cópia de um documento de identificação oficial com foto, conforme indica o edital do exame:

a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e

b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme item 10.2 deste Edital.
Leia também: Enem 2022: 3,4 milhões de candidatos estão inscritos na prova
6 meses para o Enem: veja 10 dicas para melhorar seus estudos

Calendário Enem 2022

  • Resultado do recurso de atendimento especializado

22 de junho de 2022

  • Solicitação de uso do nome social

23 a 28 de junho de 2022

  • Resultado da solicitação de uso do nome social

5 de julho de 2022

  • Período para solicitar recurso referente ao uso do nome social

5 a 10 de julho de 2022

  • Resultado do recurso do uso do nome social

15 de julho de 2022

  • Divulgação dos locais da prova

Ainda não divulgado

  • Aplicação das provas do Enem 2022

13 e 20 de novembro de 2022

  • Aplicação do Enem PPL

10 e 11 de janeiro de 2023

  • Resultado do Enem 2022

Ainda não divulgado

Leia mais: Reembolso Enem: descubra se o valor da taxa pode ser devolvido
Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?
5 países com universidades que aceitam a nota do Enem

Guia de Redação do Enem

Se você está estudando para o Enem, saiba que a redação deve ser uma de suas prioridades, já que a nota da redação equivale a 20% da prova. Por isso, é importante saber bastante tudo sobre a estrutura da texto e as estratégias para garantir a nota mil. Quer saber mais? Confira o artigo: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Atingir uma boa pontuação na redação contribui muito para aumentar a média geral na prova do Enem. Para te ajudar a praticar a redação, a Quero Bolsa criou também o Guia de Redação do Enem, que é 100% gratuito!

Neste guia você aprende como deve ser o formato da redação, conhece os critérios de avaliação e ainda confere exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. Clique no botão abaixo e baixe o seu guia!

Plano de estudos Enem De Boa 

Você já começou a estudar para o Enem 2022? Para te dar uma força nessa fase de estudos, a Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2022! O plano é um cronograma de estudos de maio até a data do Enem. E o melhor: totalmente gratuito!. Baixe o seu plano do mês agora e já manda para aquele seu amigo que precisa de uma ajuda também:

Plano de Estudo Enem de Boa

Confira mais: 5 motivos para baixar um plano de estudo para o Enem
Plano de Estudos Enem de Boa 2022: baixe já o cronograma de junho
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54