Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Falta 1 mês para o Enem 2020: O que ainda dá para fazer?

por Giovana Murça em 17/12/20

Falta exatamente um mês para uma das edições mais atípicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Adiado por causa da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 deve ocorrer em janeiro de 2021, mesmo com uma alta nos casos de coronavírus no país.

1 mês para o Enem 2020

É fato que a suspensão das aulas presenciais, o adiamento do Enem e a possibilidade de seu resultado não pode ser usado nos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies do primeiro semestre desanimou muitos estudantes, que deixaram de lado a preparação para o exame.

Mas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), os estudantes poderão se inscrever nos programas federais de acesso ao Ensino Superior com a nota do Enem 2020. Portanto, ainda vale a pena se dedicar nessa reta final de estudos para o exame e garantir um bom resultado.

Para te ajudar a ter a melhor preparação nesses últimos 30 dias, a Revista Quero conversou com o Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro, e reuniu várias dicas. Confira!

Dias de estudo, dias de festa

Com o adiamento do Enem para janeiro, os estudantes ganharam mais tempo para estudar. Entretanto, as decisivas semanas pré-provas são justamente num período de festas, no qual todos querem confraternizar. Mas, você não pode deixar os estudos de lado.

1 mes para o enem 2020
Estudar no meio das festas não vai rolar, né?

Nesse momento, as palavras-chave são organização e planejamento. A dica do coordenador Márcio é que você planeje os dias que vai ou não estudar, dosando de forma saudável estudo e descanso, para não deixar de estudar nem de aproveitar as festas.

“Natal e Ano Novo são momentos importantes para estar com família e amigos – é descontração e o merecido momento sem estudos. Porém, pela proximidade da prova e com a necessidade de se manter ativo e habilidoso para fazer provas, a manutenção do estudo é fundamental”, enfatiza o coordenador do Poliedro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Nada de teorias, só revisão

Independentemente se você tenha estudado muito até aqui ou esteja começando a se preparar agora, aos 45 minutos do segundo tempo, esse é o momento da revisão. Nada de estudar novamente todas as teorias vistas desde o primeiro ano do ensino médio.

1 mes para o enem
Seria bom se o conteúdo entrasse na cabeça assim, né?

O coordenador explica que a revisão tem o objetivo de reforçar seu potencial e resgatar suas dificuldades. A um mês da prova, é importante ser prático e realista: não dá tempo de revisar tudo. O ideal é focar somente nos conteúdos que mais caem no Enem.

Veja: Listão de matérias que mais caem no Enem

Hora de colocar a mão na massa

Nessa etapa tão importante de preparação, é preciso estudar todos os dias. Mas, não basta ficar lendo resumos, assistindo videoaulas ou vendo mapas mentais das matérias mais importantes, é necessário estudar de forma ativa.

1 mes para o enem 2020
Hora de pegar o papel e a caneta e mandar a ver!

Isso significa que você precisa reservar boa parte do seu tempo de estudos para fazer exercícios de provas anteriores muitos exercícios. “Agora é a hora de perceber o que está mais superficial, o que precisa de ajustes. Descobrir falhas agora para não as ter no dia da prova”, afirma Márcio.

Sendo o Enem uma verdadeira prova de resistência, é importante treinar a capacidade de fazer provas por meio de simulados. “Reúna questões de umas três ou quatro matérias, por exemplo, e calcule o tempo de 3 minutos por questão. Pronto, temos um mini simulado. Faça com seriedade e gerenciando o tempo”, aconselha o coordenador.

Confira também: 
Saiba como usar simulados da maneira correta
Onde baixar as provas anteriores do Enem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Leia e escreva

A redação do Enem equivale a 20% da nota final e merece uma atenção especial nesse último mês de estudos. Além de escrever várias redações, outras dicas do coordenador do Poliedro são:

  • Reveja todas as redações feitas e corrigidas;

  • Leia redações nota mil para entender a lógica de um texto bem avaliado;

  • Leia muito para aumentar o vocabulário e repertório.

1 mes para o enem 2020

Baixe gratuitamente: Guia Completo sobre a Redação do Enem

Cuidados com a saúde física e mental: check

Nessa corrida contra o tempo para se preparar melhor para o Enem, de nada adiantará seguir todas as dicas de estudos se você estiver desgastado físico e emocionalmente. “Tudo só funciona se o aluno estiver equilibrando estudo e descanso”, garante o coordenador.

1 mes para o enem 2020
Como está sua saúde mental?

É importante entender os sinais do corpo e da mente e descansar quando necessário. “Quando sentir que está pesado, que não rende – descanse. Simples assim. Faça exercícios físicos e sempre dose descanso com seus estudos”, finaliza Márcio.

Leia também:
Enem 2020: 12 candidatos que você vai encontrar na sala de prova
Enem: 7 dúvidas mais frequentes sobre a redação!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54