Atualizado em: 15/01/2021
Em janeiro milhões de pessoas em todo o Brasil prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você será um deles?
Entretanto, muitos desses participantes terão que faltar ao trabalho para conseguir realizar a prova nos dois finais de semana. Segundo as regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), faltas injustificadas dão direito ao contratante de dispensar seu funcionário por justa causa.
Por isso, se você for perder o seu dia de trabalho devido ao exame, é preciso conseguir a Declaração de Comparecimento oficial do Enem.
Como conseguir a Declaração de Comparecimento?
Antes de 2017, a organização da prova produzia antecipadamente essa declaração. Dessa forma, o participante só precisava solicitá-la em seu local de prova, mas isso mudou.
Desde a edição do ano passado, quem for precisar desse atestado terá que imprimi-lo antes da prova e levar para o Coordenador de Local do Enem assinar e comprovar a sua presença nos dias de prova.
Saiba mais: Como acessar a Página do Participante do Enem
Para ter acesso à Declaração de Comparecimento é preciso que o participante acesse a Página do Participante e clique na opção “Baixar Declaração”. Veja onde está localizado esse botão na imagem abaixo:
Atenção: é preciso que você imprima a sua Declaração de Comparecimento na sua página do participante, já que documento virá com os seus dados oficiais no exame (nome, CPF, número de inscrição no Enem e local de prova).
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem? É só ficar de olho na Revista Quero! :)
Veja também:
Checklist do Enem: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa para fazer a prova
Quais documentos posso levar para fazer o Enem?
75 dicas de como estudar para o Enem
7 simulados gratuitos para estudar para o Enem
Dicas de como fazer uma boa redação no Enem
Qual é a melhor forma de fazer um chute certo em questões do Enem?
Publicado originalmente no dia 03/11/17
Última atualização: 15/01/2020