Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Tema de redação do Enem Digital 2020: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

por Mathias Sallit em 31/01/21

O tema da redação da primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital é: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".

Minutos após o horário de início da prova, o tema foi confirmado pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, em suas redes sociais, e pelo Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação tanto do Enem Digital como da versão impressa do exame, que aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro.

"Evidentemente, um tema desses dos mais importantes, haja vista que há grandes diferenças, de diferentes naturezas, entre as regiões que precisam mesmo de uma boa reflexão", comentou sobre a redação o coordenador de Linguagens do Curso Anglo, Sérgio Paganim.

"De fato a gente ainda tem uma desigualdade muito grande no Brasil, entre as regiões brasileiras. Mais notadamente entre as regiões do Sul e Sudeste do país e as regiões do Norte e Nordeste", completou Thiago Braga, professor e autor do Sistema de Ensino pH.

De acordo com os professores, a coletânea de textos que a banca oferece aos estudantes será fundamental para a interpretação do tema e enfoque das redações dos candidatos. "O tema nunca é desenhado tão somente pela frase tema, mas pela relação entre a frase tema e os textos que compõem a coletânea", afirma Sérgio.

Em relação ao assunto proposto no Enem impresso, o professor Thiago vê o tema da prova digital como mais amplo e que exige maior atenção à coletânea. "Um tema mais perigoso pela amplitude, com uma necessidade maior de o aluno ter atenção aos textos da coletânea que vão acabar determinando qual é o recorte e linha de raciocínio que deve seguir e qual é o campo que deve ser abordado de maneira mais precisa", afirma.

Veja os textos motivadores e a prosposta de redação do Enem Digital 2020 na íntegra:


A Revista Quero trará o gabarito extraoficial do Enem Digital 2020 com correção e comentários feitos pelos professores de cursinhos pré-vestibulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como a redação do Enem é corrigida?

Os corretores da redação do Enem avaliam os textos de acordo com cinco competências estipuladas pelo Inep. Cada uma delas é avaliada entre 0 e 200 pontos e, somadas, compões a nota final do candidato, que varia de 0 a 1000.

Em 2020, o Inep divulgou para os estudantes a cartilha com o manual de correção da redação dado aos corretores. Essa foi a primeira vez que o órgão responsável pela prova compartilhou o documento publicamente.

Para te ajudar, a Revista Quero destrinchou cada uma das cartilhas e listou o que é avaliado nos critérios de avaliação e como conseguir a nota máxima em cada uma delas. Confira:

Temas de redação do Enem nos últimos anos

Nas provas do Enem, os últimos temas de redação têm abordado assuntos pertinentes ao cotidiano e à realidade do Brasil. O Inep vem apresentando problemas como violência contra mulher, intolerância religiosa, desafios da inclusão de pessoas com deficiência na educação e democratização do acesso ao cinema no país.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Reprodução
Tema de redação da primeira edição do Enem Digital foi divulgado pelo Inep

Na redação da prova impressa de 2020, realizada no dia 17 de janeiro de 2021, o tema escolhido foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". A escolha deste assunto foi muito elogiada tanto por estudantes que fizeram a prova como por professores de redação dos cursinhos no país.

"Esse é um tema absolutamente importante", explicou Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH. "Realmente a sociedade brasileira trabalha a questão da saúde mental com muito preconceito e estigma, tanto no mercado de trabalho quanto toda a sociedade em comum", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O tema não foi considerado como uma surpresa para professores e candidatos. "Não é daqueles fora da curva de apostas de professores e alunos", afirmou o coordenador de Linguagens do Curso Anglo, Sérgio Paganim. 

Você pode conferir aqui todos os temas de redação do Enem desde a sua criação, em 1998.

Leia mais: Veja modelo de redação nota mil do Enem 2020

Enem Digital 2020

Depois de fazer as 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas e a redação, os candidatos do Enem Digital 2020 voltam às salas de aula no próximo domingo (07) para responder mais 90 questões. Na segunda data de prova, os estudantes terão 5h para finalizar todas as questões dos cadernos de Matemática e Ciências da Natureza.

O exame digital será aplicado em 104 cidades brasileiras e conta com 93 mil inscritos. Os gabaritos extraoficiais dos dois dias de prova serão publicados pela Revista Quero logo após a finalização de cada dia do exame.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54