logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Analista fiscal: tudo sobre a profissão

Aquele que gerencia e executa as atividades fiscais de uma empresa. Profissional é essencial para garantir o cumprimento da legislação fiscal
analista fiscal

Sobre a profissão

Considerando a alta complexidade da legislação tributária do Brasil, o analista fiscal é essencial nas empresas, já que é responsável por lidar com todos os procedimentos fiscais dentro das empresas, garantindo o cumprimento da legislação. Suas funções estão intimamente ligadas às funções de contabilidade.

O analista fiscal cuida, principalmente, das obrigações tributárias da empresa, divididas entre principais e acessórias: a primeira diz respeito ao pagamento de tributos em si, enquanto a segunda refere-se à apuração e declaração de informações fiscais.

O analista fiscal apura, calcula e revisa os livros fiscais da empresa, verificando os pagamentos de impostos, garantindo sua conformidade com as exigências legais. Além disso, faz o acompanhamento de auditorias fiscais e prepara relatórios e análises sobre o regime tributário da empresa e a contabilização de custos, o que faz com que ele ocupe um papel estratégico importante na empresa.

Em seu dia a dia, o analista fiscal também pode ter funções como contabilização da folha de pagamentos, checagem de lançamentos fiscais, entre outras.

O salário médio de um analista fiscal no país é de R$ R$ 3.651,22, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Está com dúvidas se a profissão de analista fiscal se assemelha às suas habilidades ou se é a escolha certa para você? Então não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito

O analista fiscal pode atuar em empresas e indústrias de qualquer setor. Também encontra espaço em escritórios de contabilidade e em órgãos públicos em geral.

Por que ser um Analista fiscal?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista fiscal

    Como se tornar um Analista fiscal?

    Obter uma formação nas áreas de interesse é o primeiro passo para conseguir se tornar um analista fiscal. Além disso, consolidar conhecimentos tributários, acompanhar de perto as mudanças na legislação fiscal e, se possível, realizar uma pós-graduação na área também são pontos fortes que ajudam na conquista de um emprego no setor. Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciências Contábeis, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Ciências Contábeis, por exemplo, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.