O engenheiro de nanotecnologia é o profissional responsável por utilizar os recursos nanotecnológicos para a elaboração de sistemas com alta complexidade. Nesse sentido, materiais em escala de átomos são utilizados pelo engenheiro para fins relacionados à energia e estruturas tecnológicas.
Para isso, o profissional atua com escalas de nanômetro, medida altamente compacta. Para exemplificar, em 1 metro existem 1 bilhão de nanômetros, demonstrando a complexidade do trabalho desenvolvido pelo engenheiro de nanotecnologia.
Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo de pós-graduação em Nanotecnologia na Quero Bolsa.
Entre as tarefas do profissional, se destacam:
Devido a sua atuação, o profissional age em variadas frentes, como, por exemplo:
Dentre os setores em destaque, o engenheiro de nanotecnologia é responsável por executar, por meio de materiais nano, projetos e sistemas.
Para atuar na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia em Nanotecnologia. Atualmente, a formação é oferecida por poucas instituições nacionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), entre outras presentes.
Outra alternativa disponível é a pós-graduação no curso. Para isso, o profissional deve possuir formação anterior em áreas correlatas da engenharia como forma de ingresso na especialização em Engenharia em Nanotecnologia.
O curso, em nível de graduação, possui duração média de 5 anos, contando, assim como os demais cursos da engenharia, com disciplinas gerais e, posteriormente, disciplinas específicas da área de estudo.
Se você deseja ingressar na área, acesse o site da Quero Bolsa e encontre ofertas com até 80% de desconto para cursos relacionados.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.