O gestor tributário é o profissional que fiscaliza as obrigações fiscais de uma empresa, assegurando a conformidade com a legislação tributária vigente. A função envolve atividades que incluem o planejamento tributário, a execução de procedimentos fiscais e a gestão de riscos associados à tributação.
Ele atua para minimizar legalmente as cargas fiscais sobre a empresa, identificando oportunidades de dentro dos limites da lei, e ao mesmo tempo, evita penalidades por não conformidade ou erros na declaração de impostos.
Além disso, o gestor tributário desempenha um papel complementar na análise de contratos e negócios da empresa sob a ótica fiscal, assegurando que as operações sejam realizadas de maneira a otimizar a carga tributária.
A atuação do gestor tributário é caracterizada por uma abordagem proativa na gestão de questões fiscais. Isso envolve a realização de auditorias internas regulares para garantir a conformidade com as normas tributárias, a análise de relatórios financeiros para identificar possíveis economias fiscais, e a preparação e revisão de declarações de impostos.
Trabalhando em colaboração com o setor de contabilidade, departamento jurídico e a gestão de riscos, o profissional desenvolve estratégias de planejamento tributário que alinham as práticas fiscais da empresa com os objetivos financeiros e corporativos mais amplos.
Além disso, o gestor tributário contribui para a definição de políticas internas que orientam as práticas fiscais da empresa, estabelecendo procedimentos que minimizem riscos de não conformidade.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Os gestores tributários podem atuar em pequenas empresas e grandes corporações. Além do setor privado, há também oportunidades no setor público, onde podem trabalhar em órgãos de fiscalização e regulação tributária.
Consultorias especializadas em tributação e escritórios de advocacia com foco em direito tributário também são ambientes comuns para esses profissionais.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A trajetória para se tornar um gestor tributário começa com uma formação acadêmica em Contabilidade, Gestão Tributária, Administração ou campos correlatos. Os profissionais com diploma nas áreas mencionadas podem, ainda, dar prosseguimento nos estudos por meio de uma especialização em Direito Tributário.
A base de conhecimento adquirida engloba aspectos da legislação tributária, bem como o estímulo de habilidades para interpretar e aplicar as normas fiscais de forma estratégica.
A capacidade de se manter atualizado com as mudanças nas leis e normativas fiscais é valorizada.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.