Projetista: tudo sobre a profissão

Aquele que desenha o projeto de construção de itens e ferramentas diversas

Esse profissional é essencial no trabalho técnico preliminar que permite a criação de vários produtos utilizados no cotidiano

projetista

Sobre a profissão

O projetista é o profissional que cria o desenho de itens em geral, ferramentas, equipamentos e uma série de outros materiais que são necessários para o desenvolvimento de produtos específicos. Os projetos criados por esse profissional mostram medidas precisas, materiais necessários para a construção, além instruções específicas para maquinofatura, manufatura e montagem.

O trabalho do projetista é essencial para muitos setores da economia, como o de tecnologia, o da construção civil, o automobilístico, os industriais, entre muitos outros. Ele também é um profissional muito importante nas áreas de design e arquitetura.

O projetista trabalha com muitas equipes diferentes, como engenheiros, arquitetos, especialistas do setor em que a empresa ou indústria funciona, para entender as necessidades de criação e as especificações que cada item projetado deve ter. A partir disso, ele pode tanto participar da concepção do item que será criado, quanto seguir as instruções pré-determinadas para desenvolver os projetos.

Esses projetos devem ter especificações claras e bem calculadas, considerando tudo que envolve os materiais utilizados e as medidas - o que exige um alto conhecimento técnico de Ciências Exatas e Naturais.

O salário médio de um projetista no país é de R$ 2.811,00, de acordo com o portal de empregos Vagas.com.

O projetista pode atuar em empresas e indústrias, públicas ou privadas, de qualquer setor que desenvolva produtos. Também pode atuar em escritórios de design de interiores e arquitetura.

Por que ser um Projetista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Projetista

    Como se tornar um Projetista?

    Para se tornar um projetista, é recomendado fazer uma graduação em uma das áreas de interesse do cargo. Além disso, é importante ter conhecimentos sólidos no uso de softwares de CAD (sigla para “Desenho assistido por computador”), que são ferramentas para criação de projetos e desenhos técnicos. Outra possibilidade para aumentar as chances de conquistar uma posição na área é realizar uma pós-graduação específica para atuar como projetista em algum setor específico, como o de construção civil, por exemplo.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Design?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.