logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a diferença entre Sisu e Quero Bolsa?

por Isabela Giordan em 22/01/20

De acordo com os últimos dados do Censo do Ensino Superior 2018, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 8,4 milhões de pessoas estão matriculadas na faculdade, um salto de 2% em relação ao ano anterior.

Com o auxílio dos programas do governo e também de iniciativas como o Quero Bolsa, a expectativa é que cada vez mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior. 

diferença entre sisu e quero bolsa

Se você ainda não está na faculdade, mas é um dos seus planos, e ainda não sabe qual é a melhor opção de ingresso para você, veja qual é a diferença entre o Sisu e o Quero Bolsa

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um programa criado pelo MEC em 2010 e que seleciona estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para universidades e institutos federais brasileiros. 

O processo de seleção ocorre duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Para participar da triagem, o candidato precisa apenas ter realizado o Enem do ano vigente. Por exemplo, para participar do Sisu 2020 é preciso ter prestado o Enem 2019 , não ter obtido nota zero na redação e não seja treineiro.     

Como se inscrever no Sisu?

Em 2020, a primeira seleção do Sisu será entre os dias 21 e 26 de janeiro. Já o resultado será divulgado no dia 28. Já a inscrição do Sisu de meio de ano poderá ser realizada entre os dias 07 e 10 de julho. Veja o passo a passo para se inscrever na seleção:

  1. Entre no site de inscrição do Sisu 2020: https://sisu.mec.gov.br/#/
  2. Informe o seu cadastro no Gov.br, site de cadastro único do governo.

    Confira: Como fazer o cadastro no Gov.br?
  3. Confirme os seus dados na plataforma;
  4. Escolha duas opções diferentes de curso, sendo que a primeira deve ser a de maior preferência;
  5. Indique a sua modalidade de concorrência:  vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições;
  6. Caso você mude de ideia, é possível alterar a opção de curso. Para isso, acompanhe as notas de corte dos cursos para verificar quais são as suas chances na disputa.
  7. Pronto! Agora é só acompanhar a sua inscrição e ficar de olho no resultado que será divulgado no dia 28 de janeiro. 

O que é o Quero Bolsa?

O Quero Bolsa é um site, da iniciativa privada, que oferece vagas e bolsas de estudo de até 75% de desconto em mais de 1.300 faculdades e universidades brasileiras. Atualmente, o portal possui bolsas em cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, livres, idiomas e de Ensino Básico.

De acordo com o Quero Bolsa, mais de 600 mil alunos já ingressaram no Ensino Superior com o auxílio do site. "Um curso de Psicologia, em Fortaleza, por exemplo, com mensalidade de pouco mais de R$ 1700 foi oferecido por menos de R$ 900, bem mais acessível", explica Lucas Gomes, co-fundador do Quero Bolsa.

Além disso, para garantir o desconto até o fim do curso, não é preciso realizar processo seletivo ou comprovação de renda. A única condição obrigatória é o pagamento da taxa de pré-matrícula, que é paga apenas uma vez ao site, e que, na maioria dos casos, corresponde à primeira mensalidade do curso.

Como conseguir uma bolsa do Quero Bolsa?

Para garantir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa, veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br/home?
  2. Escolha o curso, faculdade e o quanto você pode pagar na mensalidade da faculdade;
  3. Selecione a bolsa de estudo ou vaga que tem mais a ver com você;
  4. Faça o seu cadastro no site e realize o pagamento da taxa de pré-matrícula;
  5. Pronto! Com o seu pagamento aprovado, a bolsa de estudo é sua até o fim do curso. Agora, o próximo passo é fazer a sua matrícula e começar os estudos.

Quais faculdades oferecem bolsa no Quero Bolsa?

No total, mais de 1.300 instituições de ensino oferecem vagas com desconto no Quero Bolsa. Veja quais são algumas das faculdades com bolsas de estudo de até 75%:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54