logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de soldagem: tudo sobre a profissão

Aquele que atua na melhoria da qualidade dos produtos fabricados através do processo de soldagem. Além do conhecimento na área de soldagem, os conhecimentos técnicos e tecnológicos estão presentes nesta área de atuação.
engenheiro de soldagem

Sobre a profissão

O engenheiro de soldagem atua com o planejamento e a supervisão da execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estruturas metálicas. Vale destacar que este profissional apresenta atribuições diretas na cadeia produtiva da empresa que trabalha. O engenheiro de soldagem possui habilitação para apontar procedimentos desta área e qualificar profissionais de soldagem. 

Além disso, o profissional de engenharia de soldagem também está apto para inspecionar processos de fabricação de acordo com normas de qualidade, abrangendo a preservação do meio ambiente e a segurança do trabalho.

Durante a formação deste profissional, o engenheiro de soldagem terá acesso aos conteúdos sobre gestão e tecnologias que são passíveis de aplicação/associação às técnicas da atividade.

O profissional poderá atuar em empresas, indústrias e em instituições de ensino superior. Nos setores empresarial e industrial, o engenheiro de soldagem poderá atuar individualmente ou com equipes especializadas na área de atuação. Por exemplo, este profissional poderá atuar em conjunto com o inspetor de soldagem, assim como há possibilidade de designação de ações para as áreas operacionais de uma empresa.

Os tipos de formação para o curso de Engenharia de Soldagem são bacharelado e pós-graduação. Desta forma, o profissional também poderá atuar com a atribuição de aulas para alunos e na ação de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

De acordo com a página do curso, o engenheiro de soldagem atua nas áreas naval, petroquímica, nuclear e de óleo e gás. O engenheiro de soldagem também está apto ao trabalho com os setores automobilístico, químico, elétrico, eletrônico e inovações em geral.

Segundo o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio do engenheiro de soldagem, no Brasil, é de R$12.109. O mesmo portal aponta que a média salarial do Inspetor de Solda é de R$7.663,00 no país.

Por que ser um Engenheiro de soldagem?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de soldagem

    Como se tornar um Engenheiro de soldagem?

    Em geral, o curso possui matriz curricular com duração igual ou superior às 450 horas e obrigatoriedade do estudante com a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com duração mínima de 30 horas. A grade curricular deste curso poderá abranger as disciplinas de Metalurgia, Norma Técnicas, Processos de Soldagem, Processos de Automação e Inspeção.

    Se você quer se profissionalizar nesta área com uma bolsa de estudos em Engenharia de Soldagem, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa. 

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia de Soldagem, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?