Para se tornar um gestor da produção industrial é necessário ter formação superior em engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia de materiais ou em áreas correlatas. É importante ter conhecimentos sólidos em matemática, física, estatística, gestão de projetos, gestão de qualidade e segurança do trabalho.
Além disso, é fundamental adquirir experiência profissional em atividades relacionadas à produção industrial, como trabalhar em fábricas, usinas, indústrias químicas ou empresas de tecnologia que desenvolvam equipamentos para o setor. É recomendado que os profissionais iniciem suas carreiras em posições operacionais, como técnico de produção, supervisor de produção ou engenheiro de produção júnior, e a partir daí adquiram as habilidades necessárias para assumir posições de liderança.
Os profissionais também podem buscar cursos de especialização e pós-graduação na área de gestão da produção industrial, como MBA em gestão de produção industrial, pós-graduação em gestão de qualidade, entre outros.
Para se destacar no mercado de trabalho, é importante que os profissionais tenham habilidades como liderança, capacidade de tomada de decisões, comunicação clara e objetiva, trabalho em equipe e resolução de problemas. Além disso, é importante estar atualizado em relação às novas tecnologias e práticas de gestão que possam contribuir para melhorar a eficiência e qualidade da produção industrial.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.