O engenheiro de operações industriais é o profissional responsável pelo gerenciamento dos processos relacionados às linhas de produção, atuando com o projeto de sistemas produtivos e seu aprimoramento com a finalidade de se obter os resultados esperados.
Nesse sentido, o profissional também utiliza processos logísticos, traçando planejamentos estratégicos que assegurem a entrega e otimização da produção em questão.
A atuação do engenheiro de operações industriais se fundamenta em garantir o pleno funcionamento do sistema produtivo, de forma que o processo seja otimizado e os resultados sejam os esperados. Para isso, o mesmo utiliza de conhecimentos da logística para administrar corretamente os fluxos produtivos.
O engenheiro de operações industriais pode atuar nas mais variadas áreas das grandes indústrias, em setores como: logístico, mecânico, químico, siderúrgico,alimentício, eletroeletrônico, além de outras possibilidades que requerem a presença do profissional. Em suma, sua atuação pode ser exercida em diversas frentes da engenharia.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para exercer atuação na área, o profissional deve possuir formação completa em alguma área da Engenharia, além de se especializar em Engenharia de Operações. Outro caminho comum é a pós-graduação em Engenharia de Produção, formação que também habilita a atuação do profissional no campo operacional.
Além disso, o engenheiro operacional deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Se você deseja ingressar nesse mercado, acesse o site da Quero Bolsa e confira ofertas para o curso de Engenharia de Produção com até 80% de desconto.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia de Operações Industriais, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.