logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de operações industriais: tudo sobre a profissão

Aquele que gerencia sistemas produtivos com o objetivo de alcançar os resultados. Sua atuação é demandada nos mais variados setores da indústria, o que torna sua presença fundamental para o processo produtivo
engenheiro de operações industriais

Sobre a profissão

O engenheiro de operações industriais é o profissional responsável pelo gerenciamento dos processos relacionados às linhas de produção, atuando com o projeto de sistemas produtivos e seu aprimoramento com a finalidade de se obter os resultados esperados.


Nesse sentido, o profissional também utiliza processos logísticos, traçando planejamentos estratégicos que assegurem a entrega e otimização da produção em questão.

A atuação do engenheiro de operações industriais se fundamenta em garantir o pleno funcionamento do sistema produtivo, de forma que o processo seja otimizado e os resultados sejam os esperados. Para isso, o mesmo utiliza de conhecimentos da logística para administrar corretamente os fluxos produtivos.


O engenheiro de operações industriais pode atuar nas mais variadas áreas das grandes indústrias, em setores como: logístico, mecânico, químico, siderúrgico,alimentício, eletroeletrônico, além de outras possibilidades que requerem a presença do profissional. Em suma, sua atuação pode ser exercida em diversas frentes da engenharia.

Por que ser um Engenheiro de operações industriais?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de operações industriais

    Como se tornar um Engenheiro de operações industriais?

    Para exercer atuação na área, o profissional deve possuir formação completa em alguma área da Engenharia, além de se especializar em Engenharia de Operações. Outro caminho comum é a pós-graduação em Engenharia de Produção, formação que também habilita a atuação do profissional no campo operacional.

    Além disso, o engenheiro operacional deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você deseja ingressar nesse mercado, acesse o site da Quero Bolsa e confira ofertas para o curso de Engenharia de Produção com até 80% de desconto.

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia de Operações Industriais, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?