Sobre o curso de Direito
O curso de Direito prepara profissionais para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região. A graduação forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação.
Durante as aulas, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional, além de visão crítica e consciência política e social.
Ao final do curso, é possível atuar como advogado - após passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - ou seguir carreira jurídica.
No mercado de trabalho, o profissional de Direito pode dar aulas, atuar nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática. O candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia deve passar em concurso público. Para se tornar juiz é necessário, ainda, ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.
Como é a faculdade de Direito?
Com ênfase nas Ciências Humanas, a faculdade de Direito tem grande carga teórica especialmente nos primeiros três anos. Já as atividades práticas incluem simulações de julgamentos.
Essa formação dá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão. Por volta do último ano, costuma ser possível escolher disciplinas com foco na especialização que o aluno deseja seguir.
O curso de Direito tem duração média de cinco anos. Estágio e um trabalho de conclusão de curso (TCC) são obrigatórios para concluir a graduação.
Qual a grade curricular de Direito?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Direito em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Direito?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização Curricular, conteúdos e atividades que atendam aos seguintes eixos de formação: Formação Fundamental, Formação Profissional e Formação Prática.
No eixo de Formação Fundamental, o estudante estabelece relações entre o Direito e outras áreas do conhecimento. Entre as disciplinas desse núcleo, encontram-se:
- Antropologia;
- Ciência Política;
- Economia;
- Ética;
- Filosofia;
- História;
- Psicologia;
- Sociologia.
No eixo de Formação Profissional, o aluno aprenderá sobre os diversos ramos do Direito, contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais. O conteúdo desse núcleo deve abranger:
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito do Trabalho;
- Direito Internacional;
- Direito Processual.
Já o eixo de Formação Prática tem como objetivo a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos outros eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.
Quanto custa uma faculdade de Direito?
O valor do curso de Direito pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 106,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Quais cidades têm cursos de Direito?
Procure o curso de Direito ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Cursos EaD
- Brasília
- Recife
- Curitiba
As principais cidades com o curso de Direito
- Administração
- Ciências Contábeis
- Arquitetura e Urbanismo
- Logística
- Marketing
- Publicidade e Propaganda
Alguns cursos similares ao Direito
Sobre a carreira de Direito
Saiba tudo sobre a profissão de AdvogadoO que faz o profissional de Direito?
O advogado representa e fala em nome de seus clientes em diversas situações, sejam eles empresas, pessoas ou entidades.
Seu objetivo é zelar pela manutenção e integridade de bens e direitos, preservando interesses individuais e coletivos, dentro dos princípios éticos que regem a profissão.
Entre suas principais funções estão:
- Propor ou contestar ações;
- Solicitar providências junto ao magistrado ou ao Ministério Público;
- Avaliar provas documentais e orais;
- Realizar audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis;
- Instruir seu cliente e atuar no tribunal do júri.
Extrajudicialmente, pode mediar questões, contribuir na elaboração de projetos de lei, assessorar negociações internacionais e nacionais e, também, analisar, atualizar e implementar diferentes tipos de legislação.
Embora o curso de Direito seja um dos mais buscados entre os universitários, o mercado de trabalho continua oferecendo boas oportunidades para os formados. Há uma grande variedade de áreas possíveis de atuação, tanto na área pública quanto na privada.
Entre os campos mais aquecidos atualmente estão o de compliance (que requer profissionais para auxiliar na adequação dos negócios às normas vigentes), o tributário e o trabalhista, entre outros.
Onde o profissional de Direito pode trabalhar?
O advogado pode trabalhar em escritórios de advocacia, em empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços. Pode atuar, também, na administração pública, como estatutário, com carteira assinada ou como autônomo.
O profissional de Direito executa suas funções sem supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno. O trabalho sob pressão, eventualmente, pode levar à situação de estresse.
Quanto ganha um profissional de Direito?
O salário médio de um Advogado no Brasil é de R$ 3.728,27 . Os estados onde a profissão de Advogado têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Advogado .
Como ingressar na profissão de Direito
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Direito?
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o advogado precisa ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de seu estado.
Para atuar como juiz, promotor ou delegado de polícia, é preciso passar em concurso público.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Direito?
As principais características do profissional de Direito, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Direito
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Direito foram: