
Você não vai acreditar qual curso Pedro Pascal fez antes de virar estrela de Amores Materialistas
Juliana Gottardi | 31/07/25O ator chinelo tem graduação completa. Confira!
O número de trabalhadores por conta própria ultrapassou 24 milhões no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012.
Nessa definição entram os trabalhadores informais, autônomos e os profissionais liberais.
O Conselho Nacional das Profissões Liberais (CNPL), entidade que representa essa classe trabalhadora, define os termos profissional liberal da seguinte forma:
“É aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-científica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente de vínculo da prestação de serviço”.
Em outras palavras, o profissional liberal é aquele que exerce sua profissão de forma legal, de acordo a legislação profissional vigente de sua área, mas sem vínculos como contratos ou carteira assinada. A diferença entre esse modelo de trabalho e o de forma autônoma, é que os profissionais liberais possuem formação de nível técnico ou superior.
Além dessa definição, a organização também apresenta uma lista com diferentes categorias de profissionais liberais. Ao todo, são 56. Confira logo abaixo:
Leia também: Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!