logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Veja quais são as notas de corte do Prouni 2021

Atualizado em: 27/12/2021

O ano já começou bem para quem deseja ingressar no Ensino Superior em 2021! O processo seletivo da primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) já está em andamento, com uma oferta de 162.022 bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil.

+Encontre bolsas de estudo para graduação

Embora este seja um número bastante animador, sabemos que o Prouni é um processo seletivo concorrido. Por isso, é sempre bom ter noção das notas de corte que normalmente são exigidas em cada curso, para saber o que esperar do processo seletivo. Vamos dar uma olhada nisso?

notas de corte prouni 2021

Leia mais:
+Como funciona o sistema de cotas no Prouni?
+Quem se inscreveu no Sisu pode fazer a inscrição no Prouni também?

Quem pode concorrer às bolsas de estudo do Prouni?

O Prouni é um programa do Governo Federal que foi criado para viabilizar o acesso de milhares de estudantes de todo o Brasil ao Ensino Superior privado por meio da concessão de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%).

Nem todo mundo pode concorrer a uma bolsa do Prouni, pois há critérios socioeconômicos, como faixa de renda, a serem observados. Para concorrer a uma bolsa parcial, o candidato deve ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. Para concorrer a bolsas integrais, o limite é de 1,5 salário mínimo por pessoa.

Além disso, o Prouni exige que seus candidatos tenham nacionalidade brasileira, não possuam diploma de Ensino Superior, e se encaixem em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio;

  • Ter estudado com bolsa integral em escola particular durante todo o ensino médio;

  • Ter estudado em escola pública durante parte do ensino médio, e com bolsa integral em escola particular na outra parte;

  • Ser pessoa com deficiência;

  • Ser professor da rede pública, sendo parte do quadro de pessoal permanente da instituição e estando em efetivo exercício. Para estes profissionais, o limite de renda familiar não se aplica.

Qual nota é preciso ter para conseguir uma bolsa no Prouni?

Isso é muito relativo, porque cada processo seletivo é único, e as notas de corte variam! Porém, essa variação costuma ser gradual, por isso, os resultados de seleções recentes tendem a ser bons indicativos.

Pensando nisso, fizemos um levantamento de quais foram os 20 cursos mais procurados na Internet em 2019 e as suas notas de corte mínimas e máximas no Prouni também de 2019, tendo como base o Mapa do Ensino Superior de 2019, desenvolvido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp). Confira:

Quais faculdades estão no Prouni?

A oferta de bolsas do Prouni é muito diversificada, tanto em termos de cursos, quanto de instituições de ensino. Por esse motivo, muitos candidatos às vezes têm dificuldade em escolher para onde se candidatar.

A boa notícia é que as faculdades parceiras do Prouni são minuciosamente selecionadas com base na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que confere segurança aos candidatos no quesito qualidade.

No entanto, ainda que sejam muitas, as Instituições de Ensino Superior com bolsas disponíveis no Prouni são criteriosamente selecionadas a partir da avaliação do Ministério da Educação (MEC) – ou seja, são faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Selecionamos algumas dessas instituições de Ensino Superior para você dar uma olhada. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, além de oferecerem cursos presenciais e a distância em várias áreas do conhecimento. Veja:


A concorrência é grande, e nem todo mundo consegue a sua tão sonhada bolsa. Se isso acontecer com você, fique tranquilo pois há outras alternativas! Lembre-se que o Prouni não é o único programa de incentivo ao acesso ao Ensino Superior que você pode tentar participar. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra ótima opção, e também existe sempre a possibilidade de negociar diretamente com a faculdade e, assim, conseguir um bom desconto. 

Você também pode ingressar na faculdade dos seus sonhos por meio da Quero Bolsa. No site é possível encontrar bolsas de estudos com até 75% de desconto, em mais de 1.000 universidades em todo o país. Clique no botão abaixo e confira as melhores bolsas para seu curso.

Encontre bolsas de estudo


Veja também: Simulador de notas de corte do Enem: veja se vai dar para entrar na faculdade com Fies, Prouni ou Sisu

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54