O ano já começou bem para quem deseja ingressar no Ensino Superior em 2021! O processo seletivo da primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) já está em andamento, com uma oferta de 162.022 bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil.
Embora este seja um número bastante animador, sabemos que o Prouni é um processo seletivo concorrido. Por isso, é sempre bom ter noção das notas de corte que normalmente são exigidas em cada curso, para saber o que esperar do processo seletivo. Vamos dar uma olhada nisso?
Quem pode concorrer às bolsas de estudo do Prouni?
O Prouni é um programa do Governo Federal que foi criado para viabilizar o acesso de milhares de estudantes de todo o Brasil ao Ensino Superior privado por meio da concessão de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%).
Nem todo mundo pode concorrer a uma bolsa do Prouni, pois há critérios socioeconômicos, como faixa de renda, a serem observados. Para concorrer a uma bolsa parcial, o candidato deve ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. Para concorrer a bolsas integrais, o limite é de 1,5 salário mínimo por pessoa.
Além disso, o Prouni exige que seus candidatos tenham nacionalidade brasileira, não possuam diploma de Ensino Superior, e se encaixem em pelo menos uma das seguintes condições:
Ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio;
Ter estudado com bolsa integral em escola particular durante todo o ensino médio;
Ter estudado em escola pública durante parte do ensino médio, e com bolsa integral em escola particular na outra parte;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública, sendo parte do quadro de pessoal permanente da instituição e estando em efetivo exercício. Para estes profissionais, o limite de renda familiar não se aplica.
Qual nota é preciso ter para conseguir uma bolsa no Prouni?
Isso é muito relativo, porque cada processo seletivo é único, e as notas de corte variam! Porém, essa variação costuma ser gradual, por isso, os resultados de seleções recentes tendem a ser bons indicativos.
Pensando nisso, fizemos um levantamento de quais foram os 20 cursos mais procurados na Internet em 2019 e as suas notas de corte mínimas e máximas no Prouni também de 2019, tendo como base o Mapa do Ensino Superior de 2019, desenvolvido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp). Confira:
Direito: 661 pontos a 703 pontos
Medicina: 708 pontos a 815 pontos
Psicologia: 465 pontos a 733 pontos
Administração: 611 pontos a 675 pontos
Enfermagem: 564 pontos a 708 pontos
Educação Física: 595 pontos a 607 pontos
Fisioterapia: 559 pontos a 753 pontos
Nutrição: 460 pontos a 715 pontos
Farmácia: 567 pontos a 766 pontos
Gestão de Recursos Humanos (RH): 457 pontos a 666 pontos
Odontologia: 519 pontos a 744 pontos
Medicina Veterinária: 661 pontos a 703 pontos
Arquitetura e Urbanismo: 612 pontos a 730 pontos
Pedagogia: 477 pontos a 653 pontos
Letras – Português: 462 pontos a 663 pontos
Gastronomia: 605 pontos a 635 pontos
Economia: 678 pontos a 729 pontos
Marketing: 453 pontos a 640 pontos
Música: 674 pontos a 675 pontos
Design de moda: 547 pontos a 668 pontos
E quem não conseguir uma bolsa do Prouni 2021?
A concorrência é grande, e nem todo mundo consegue a sua tão sonhada bolsa. Se isso acontecer com você, fique tranquilo pois há outras alternativas!
Em primeiro lugar, já sabemos que a próxima edição do Prouni está prevista ocorrer daqui a menos de 3 meses, em abril. Assim, se você estiver inscrito no Enem 2020, daqui a pouquinho você já poderá concorrer novamente com a sua nova pontuação.
Além disso, lembre-se que o Prouni não é o único programa de incentivo ao acesso ao Ensino Superior que você pode tentar participar. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra ótima opção, e também existe sempre a possibilidade de negociar diretamente com a faculdade e, assim, conseguir um bom desconto.
Quais faculdades estão no Prouni?
A oferta de bolsas do Prouni é muito diversificada, tanto em termos de cursos, quanto de instituições de ensino. Por esse motivo, muitos candidatos às vezes têm dificuldade em escolher para onde se candidatar.
A boa notícia é que as faculdades parceiras do Prouni são minuciosamente selecionadas com base na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que confere segurança aos candidatos no quesito qualidade.
No entanto, ainda que sejam muitas, as Instituições de Ensino Superior com bolsas disponíveis no Prouni são criteriosamente selecionadas a partir da avaliação do Ministério da Educação (MEC) – ou seja, são faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.
Selecionamos algumas dessas instituições de Ensino Superior para você dar uma olhada. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, além de oferecerem cursos presenciais e a distância em várias áreas do conhecimento. Veja:
Veja também: Simulador de notas de corte do Enem: veja se vai dar para entrar na faculdade com Fies, Prouni ou Sisu
Está ansioso pelo resultado do Prouni 2021? Compartilha aqui com a gente nos comentários!