Na noite de quarta-feira, dia 3 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) soltou uma nota em seu portal oficial informando que estenderá o prazo de inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) para sexta-feira, dia 5 de agosto. Antes, as inscrições iriam finalizar no dia 4.
Veja: Resultado Prouni 2022/2: confira os aprovados na primeira chamada
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Além disso, a nota também informa que o sistema de ranqueamento previsto no edital estará disponível "ainda hoje", dia 4 de agosto, na página de inscrição de todos os candidatos inscritos. Confira o comunicado na íntegra abaixo:
"O Ministério da Educação informa que o sistema de ranqueamento estará disponível ainda hoje. Ressaltamos ainda que, para garantir o direito de que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar do programa, o MEC prorrogará o prazo de inscrições do Prouni até sexta-feira (5)".
Veja também: Prouni não terá mais notas parciais? Entenda
+ Edital Prouni 2022/2: datas, inscrições, resultado e lista de espera
O pronunciamento do órgão aconteceu em um contexto de muito questionamento por parte dos estudantes, que aguardavam a liberação das notas de corte parciais, o que não ocorreu. Segundo o MEC, devido as mudanças realizadas nesta edição do Prouni e com a nova ordem de prioridade de classificação, as notas de corte não serão mais disponibilizadas ao longo dos dias do programa.
Entenda todas as mudanças que ocorreram no programa aqui: Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei
Na quarta-feira (3), o MEC também soltou uma nota informando que, ao invés da divulgação da nota de corte, o Prouni passará a divulgar a classificação parcial de cada candidato por meio de um ranqueamento durante as inscrições:
"O sistema irá ranquear, durante o período de inscrição, as posições de cada estudante em relação aos seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles candidatos de igual perfil, que selecionaram as mesmas opções no ato da inscrição, considerando a priorização da ordem de classificação, conforme definido nos normativos do Prouni".
Entretanto, o problema era que os candidatos inscritos não conseguiam ver esse tal ranqueamento na página de inscrição. Em vez disso, no local da situação provisória dos candidatos, aparecia a mensagem "aguardar apuração".
Dessa forma, os inscritos não sabiam como estava o desempenho de suas notas no Prouni e se era preciso trocar a opção de curso ou instituição escolhida, dificultando todo o processo seletivo.
Além do Prouni, como entrar na faculdade?
Se a sua nota do Enem não foi suficiente ou se você não se encaixa nos critérios exigidos para participar do programa, não se preocupe. Existem outras formas de entrar em um curso superior e ainda ter bolsa de estudos.
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1000 universidades reconhecidas pelo MEC. As bolsas estão disponíveis para curso presenciais ou a distância. O melhor de tudo é que não é necessário comprovar renda e nem usar a nota do Enem.
Clique no botão abaixo para conferir todas as ofertas disponíveis e aproveite para conhecer as faculdades parceiras:
Veja também: Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?
+ Prouni 2022/2 aceitará as duas últimas edições do Enem
+ Como funciona o Prouni do segundo semestre?