Após a formação dos folhetos embrionários e das estruturas características como notocorda e arquêntero, as células do embrião passam pelo processo de diferenciação celular.
No início da gastrulação ocorre uma ativação dos genes e consequente síntese de novos tipos de proteína. Porém, isso não é o suficiente para a formação de diferentes tecidos, órgãos e sistemas. Para a formação dessas estruturas mais complexas, essas novas proteínas devem migrar para diferentes partes do embrião, para sofrer tipos diferentes de diferenciação.
Na diferenciação celular, sinalizadores são enviados e ativados nas células, de forma que elas mudem sua morfologia e adquiram funções específicas. Após a diferenciação, as células podem se agrupar para formar tecidos que, por sua vez, se agrupam e formam os órgãos do indivíduo.
Oganização dos folhetos embrionários após a gastrulação. (EternamenteAprendiz, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons)
No total são três os folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma) que darão origem a todos os tecidos e órgãos que compõem o organismo.
O ectoderma é o folheto mais externo no embrião. A epiderme e seus anexos, sistema nervoso, epitélios de revestimento da boca, anus e nariz são formados a partir do ectoderma.
O mesoderma é o folheto embrionário “do meio”, entre o ecto e o endoderma. Este folheto dá origem a derme, músculos, tecidos conjuntivos, tecido sanguíneo, tecido linfático, sistema genital e ainda delimita o celoma.
Por fim, o endoderma é o folheto embrionário localizado mais internamente. Estruturas como os epitélios de revestimento do sistema digestório, fígado, pâncreas e sistema respiratório são formados pelo endoderma.
Sumário do destino dos folhetos embrionários dos mamíferos. (Fonte: https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Capitulo_07.pdf)
Um fato importante e que vale a pena ressaltar é o fato do ectoderma, folheto embrionário mais externo, dar origem à crista neural que, por sua vez, migra pelo corpo e origina diversos tipos celulares.
Em resumo, podemos dizer que a organogênese se inicia a partir da gastrulação e permanece até o final do desenvolvimento embrionário.
Plano de estudo gratuito
Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.