
5 conteúdos que mais caem em cada área do Enem; revise já
Isabella Baliana | 04/11/25Veja os 5 conteúdos mais cobrados em cada área do Enem e faça uma revisão final estratégica para se sair bem na prova.
Veja os 5 conteúdos mais cobrados em cada área do Enem e faça uma revisão final estratégica para se sair bem na prova.
O Enem 2025 está chegando: o primeiro dia de prova acontece no dia 9 de novembro, e o segundo dia, no próximo domingo, dia 16 de novembro. Nesta edição, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Na semana de véspera da prova, é normal que os estudantes tenham dúvidas sobre quais conteúdos revisar pela última vez.
Para ajudar nessa revisão final, a Revista Quero listou os 5 principais conteúdos que mais caem em cada área do Enem, confira abaixo!

Se você está em dúvida sobre o que estudar na véspera do Enem, a melhor estratégia é revisar os tópicos mais recorrentes nas provas dos últimos anos.
Abaixo, separamos os 5 conteúdos mais importantes para cada disciplina. Confira e organize sua revisão final:
Matemática
A matemática do Enem exige uma boa compreensão de conceitos e a habilidade de aplicar teorias em problemas do cotidiano. Os tópicos que mais costumam cair são:
Com 45 questões, a prova de Matemática pode definir o resultado do exame. O professor Daniel Ferretto, da Plataforma Professor Ferretto, destaca que, na reta final, três blocos merecem prioridade: porcentagem, funções e estatística.
“Porcentagem é campeã absoluta, aparece em economia, juros, gráficos e descontos. Já as funções do 1º e 2º grau são a espinha dorsal da prova, ligadas a tabelas e gráficos. E em estatística, a leitura de dados e cálculo de média, moda e mediana são indispensáveis”, orienta Ferretto.
Química
A química no Enem aborda tanto os conceitos fundamentais quanto sua aplicação prática. A lista de conteúdos mais cobrados inclui:
Para o professor de Química Michel Arthaud, a conexão com o cotidiano é essencial. “A prova cobra estequiometria, soluções e equilíbrio químico aplicados a problemas reais, como tratamento de efluentes ou eficiência de combustíveis. O aluno não pode ver a Química como fórmulas soltas”, explica.
Física
A física do Enem foca no entendimento dos fenômenos naturais e suas aplicações. Segundo o professor André Coelho, mais do que decorar fórmulas, é preciso interpretar gráficos, circuitos e fenômenos do dia a dia. Os cinco conteúdos mais recorrentes são:
Biologia
Biologia no Enem exige o conhecimento de processos biológicos e ecológicos, com ênfase nos seguintes tópicos:
Na Biologia, o professor Flávio Landim recomenda priorizar os clássicos. “Ecologia, Genética, Evolução e Fisiologia Humana lideram em recorrência. Resolver provas anteriores é a melhor forma de entender como esses conteúdos aparecem no Enem”, aponta.
Geografia
A geografia do Enem cobre temas globais e sociais que impactam as dinâmicas do mundo contemporâneo. Para a professora de Geografia Thais Formagio, o segredo está nas conexões. “O Enem cobra a habilidade de ligar passado e presente, discutindo globalização, desigualdades, impacto da revolução industrial e os reflexos sociais da inteligência artificial”, afirma.
Os principais temas abordados são:
História
A história no Enem foca principalmente em eventos e períodos chave que moldaram o Brasil e o mundo.
Para o professor de História Mário Marcondes, em história a atenção deve se voltar para temas recorrentes. “Da escravidão e economia açucareira no período colonial até a Era Vargas e a Guerra Fria, o estudante precisa compreender processos históricos e não apenas decorar datas e nomes”, explica.
Assim, os tópicos que mais caem são:
Filosofia e Sociologia
Nessas matérias, Marcondes reforça que a prova exige reflexão crítica. “É essencial revisar desde os clássicos, como Platão e Aristóteles, até pensadores modernos como Rousseau e contemporâneos como Foucault, além de relacionar essas ideias aos debates sobre desigualdade, direitos e movimentos sociais”, orienta.
Dessa forma, foco está nos seguintes conteúdos:
Português
A língua portuguesa no Enem exige habilidades de interpretação e compreensão textual. Para a professora de Gramática Veridiane Carvalho, o segredo está em compreender as regras como ferramentas para o sentido. “A norma culta está a serviço da comunicação, e não o contrário. A prova avalia se o aluno entende os efeitos de sentido criados pela linguagem”, explica.
Os principais conteúdos incluem:
Literatura
No Enem, a literatura é abordada principalmente com relação aos grandes movimentos e autores. Os tópicos mais cobrados são:
Inglês
O inglês no Enem se concentra em interpretação de textos e vocabulário. Os principais conteúdos são:
Espanhol
Assim como o inglês, o espanhol também exige a interpretação de textos e a habilidade de compreender nuances linguísticas. Os tópicos mais cobrados são:
Tá estudando pro Enem? No Preparadão, você tem acesso a um guia de redação, plano de estudos completo e organizado com exercícios e resumos, além de diversas dicas e materiais extras para se preparar para o Enem, sem cobrar nada por isso.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.