Principais conteúdos da Unicamp 2026: a matéria detalha os tópicos mais cobrados no vestibular da Unicamp, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia e mais, com foco nos temas recorrentes de cada área do conhecimento.
Dicas de preparação: a importância de uma revisão focada nos conteúdos mais frequentes, com ênfase na análise crítica, argumentação e interpretação, habilidades exigidas pela prova.
Prova de Redação: a Unicamp oferece duas propostas de redação, exigindo flexibilidade e domínio da norma culta, com avaliação voltada para textos bem estruturados que atendam ao gênero proposto.
Continue na leitura para saber mais!
O vestibular da Unicamp 2026 está próximo, com a primeira fase marcada para domingo, dia 26 de outubro. Nesta reta final, para aumentar as chances de uma boa nota, é importante fazer uma revisão focada nos conteúdos mais cobrados.
A seguir, confira os principais temas que costumam ser recorrentes na primeira fase do vestibular da Unicamp, divididos por áreas do conhecimento, para que você possa organizar sua revisão final revendo os tópicos mais importantes com eficiência.
Candidatos fazendo prova da Unicamp. Foto: Lana Torres/G1
Conteúdos que mais caem na Unicamp
Segundo Fernanda Silveira, coordenadora do Ensino Médio do colégio Progresso Bilíngue, de Campinas/SP, a prova organizada pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é um verdadeiro teste de resistência intelectual.
“O vestibular da Unicamp é projetado para selecionar candidatos que demonstrem não apenas conhecimento, mas também a capacidade de análise crítica, argumentação e clareza na comunicação. É um processo que avalia múltiplas competências de forma integrada”.
Outro ponto importante é a forma como a prova distribui as questões entre as disciplinas. Em todas as fases, a Unicamp busca contextualizar os enunciados em situações reais e atuais, valorizando a capacidade de análise crítica, interpretação e argumentação dos estudantes.
Por isso, o candidato precisa compreender conceitos em profundidade e ser capaz de aplicá-los em diferentes contextos.
Abaixo, confira quais são os temas recorrentes no vestibular da Unicamp, segundo levantamento feito pela plataforma SAS Educação, que considerou as provas aplicadas entre 2011 e 2024:
Língua Portuguesa
Competência leitora: capacidade de compreender e interpretar diferentes tipos de textos, identificando significados implícitos e explícitos em diferentes tipos de linguagem, para resolver situações e construir conhecimento.
Gêneros textuais: tipos de textos com características e objetivos específicos, como narrativas, crônicas e dissertações.
Literatura brasileira: questões baseadas na produção literária do Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade.
Literatura contemporânea: produção literária recente, marcada por diversidade de estilos e temas atuais.
Semântica: significados das palavras e frases, incluindo sentido literal e figurado.
Matemática
Geometria plana: propriedades de figuras geométricas no plano.
Funções: análise e resolução de problemas envolvendo funções do 1º e 2º graus.
Probabilidade: cálculo de probabilidades em diferentes situações.
História
Brasil Colonial: formação econômica, social e política do Brasil no período colonial, com foco nas relações de poder e exploração.
Ditadura Militar no Brasil: análise do regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, incluindo suas principais políticas e impactos sociais.
Evolução do Pensamento Historiográfico: desenvolvimento das correntes historiográficas, desde o positivismo até as abordagens contemporâneas.
América Latina no Século XX: transformações políticas, sociais e econômicas na América Latina durante o século XX, com destaque para as revoluções e ditaduras.
História Pública: abordagem sobre a história como ferramenta de mobilização social e construção de identidades coletivas.
Segunda Guerra Mundial: causas, desenvolvimento e consequências da Segunda Guerra Mundial, incluindo os impactos globais e a divisão do mundo pós-guerra.
Geografia
Interpretação de mapas: análise e compreensão de mapas e representações geográficas.
Globalização: aspectos econômicos, culturais e geopolíticos da globalização.
Urbanização: crescimento das cidades, processos e consequências.
Um dos diferenciais do vestibular da Unicamp está na prova de redação. Isso porque, ao contrário de outros exames, a Unicamp oferece duas propostas de texto, que podem variar entre gêneros como artigo de opinião, carta, manifesto ou resenha.
Assim, no caso do candidato passar para a segunda fase e precisar fazer a redação, deve escolher uma delas e desenvolver sua produção de acordo com as orientações.
“Essa variedade exige do candidato não apenas domínio da norma culta, mas também flexibilidade e repertório cultural amplo. O candidato precisa treinar diferentes gêneros textuais e, sobretudo, compreender suas finalidades comunicativas. O avaliador busca textos claros, bem estruturados, e que dialoguem com a proposta apresentada”, explica Fernanda.
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.