logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Saiba o que é Ciências Humanas e suas tecnologias

por Giovana Murça em 22/04/20

A área de Ciências Humanas e suas tecnologias é uma das provas que compõe o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova de humanidades é aplicada no primeiro dia do exame junto com as provas de Códigos e Linguagens e Redação. No segundo dia, os candidatos fazem as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

ciências humanas

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre o que é exatamente a prova de Ciências Humanas e quais conteúdos são cobrados. Para te ajudar, confira esta matéria!

Leia mais:
Descubra o que fazer com a nota do Enem
+ Confira qual é a pontuação do Enem necessária para cada curso
Teste Vocacional Grátis

O que é Ciências Humanas e suas tecnologias?

A área das Ciências Humanas é o conjunto de ciências que tem como objeto de estudo o ser humano. Por investigar o homem e a sociedade, essas ciências abordam sobre diversos aspectos, sejam teóricos, práticos ou subjetivos, como linguagem, cultura e produção de conhecimento.

Veja também: Entenda o que é Ciências da Natureza e suas tecnologias

Entre as ciências da área de humanas, estão a Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais, História, Geografia, Letras, Teologia, Antropologia, Comunicação Social, Psicologia, Linguística, Artes, entre outras.

A prova do Enem cobra as disciplinas de Ciências humanas do Ensino Médio, que são História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Por ser um exame interdisciplinar, as questões mesclam as quatro ciências e abordam temas transversais.


Filosofia, Sociologia, História e Geografia

A Filosofia surgiu na Grécia Antiga e significa “amor pela sabedoria”. Ela reflete sobre a natureza humana de maneira racional nos campos da ética, política, estética, lógica, entre outros. 

Na disciplina da Filosofia, os pensamentos e correntes filosóficas podem ser divididas em Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.

A Sociologia nasceu dentro da Filosofia. Ela é a ciência que analisa os fenômenos sociais e o comportamento humano na sociedade. O estudo da Sociologia pode ser subdividido em Sociologia Clássica, Indivíduo e Sociedade, Estado e Política, Sociologia do Trabalho, Cultura e Mídia.

Já a História, que também nasceu nos tempos antigos, é a ciência que investiga e registra as ações humanas ao longo do tempo, por meio da análise de documentos, fotos, registros orais e achados arqueológicos. 

A História pode ser dividida entre História Geral e História do Brasil. Dentro da História Geral, a disciplina se divide em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Na História do Brasil, a disciplina aborda os períodos Pré-Descobrimento, Brasil Colônia, Brasil Império e República.


A Geografia, por sua vez, estuda a relação do homem com o planeta Terra e seus impactos. Essa ciência abrange a pesquisa dos elementos naturais do ambiente, na Geografia Física, e a dinâmica social, política, demográfica e cultural, na Geografia Humana. 

O estudo dessa disciplina é distribuído em Geografia Geral, Geografia Física, Geografia Humana, Geografia Econômica e Geopolítica.


Quais as competências de Ciências Humanas cobradas no Enem?

De acordo com a Matriz de Referência do Enem, o exame cobra seis competências dos candidatos nessa área, confira:

1. Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;

2. Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder;

3. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;

4. Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;

5. Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade;

6. Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Leia também: O que mais cai na prova de Ciências Humanas


Assuntos que caem na prova de Ciências Humanas

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é composta por 45 questões objetivas, que exigem habilidades interpretativas e analíticas. A Matriz de Referência também traz os assuntos que podem ser abordados na prova. Veja um resumo os assuntos cobrados no Enem.


Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade: 

  • Cultura material e imaterial;
  • Patrimônio e diversidade cultural no Brasil;
  • Conquista da América, conflitos entre europeus e indígenas na América colonial;
  • Escravidão e formas de resistência indígena e africana na América;
  • História cultural dos povos africanos; luta dos negros no Brasil;
  • História dos povos indígenas;
  • Movimentos culturais no mundo ocidental.

 

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado: 


Características e transformações das estruturas produtivas:


Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente:


Representação espacial:

Leia também: 
Quais são os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem?
Quais são os assuntos de Sociologia que mais caem no Enem?
Quais são os assuntos de História que mais caem no Enem?
Quais são os assuntos de Geografia que mais caem no Enem? 


Plano de estudo gratuito para o Enem

A Revista Quero montou, em parceria com o Cursinho Se liga!, um plano de estudo para você saber exatamente o que estudar até a data da prova. No plano, você estuda uma matéria por dia e treina com exercícios.

Baixar plano de estudo


Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54